Campeão mundial da classe Finn, velejador Jorge Zarif é flagrado em antidoping

Data:

Rio de Janeiro, Brasil – Mais um caso de doping abalou o esporte olímpico brasileiro. Depois do nadador Gabriel Santos, da tenista Bia Haddad Maia e da judoca Rafaela Silva, o velejador Jorge Zarif também foi flagrado em teste antidoping. O anúncio foi feito pela assessoria de imprensa do atleta nesta quinta-feira (16).

Segundo o comunicado, Jorge Zarif aceitou a suspensão preventiva imposta pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), em decorrência de um resultado analítico adverso para a substância tamoxifeno.

- Advertisement -

Embora confirme o uso da substância, Zarif explica que a utilizou para o tratamento de uma ginecomastia bilaterial e que está de posse de todos os documentos e históricos médicos que comprovam o quadro clínico, incluindo fotos e exames.

A ginecomastia é uma condição que causa o crescimento das glândulas mamárias. No caso do velejador, o problema atingiu as duas mamas, o que lhe causava incômodo para competir.

O teste que apontou a presença da substância foi realizado no evento-teste de vela, organizado pela Federação Internacional de Vela (World Sailing), em agosto, na raia de Enoshima, no Japão, onde também ocorrerá a disputa olímpica deste ano.

Jorge Zarif no pré-olímpico de Enoshima, onde terminou na quarta posição. Foto: World Sailing
Jorge Zarif no pré-olímpico de Enoshima, onde terminou na quarta posição. Foto: World Sailing

Quem cuidará do caso de Zarif é o advogado Bichara Neto, especialista em casos de doping no esporte e responsável pela defesa de Haddad Maia, Santos e Silva em seus respectivos processos.

Bichara contou ao blog do jornalista Marcelo Laguna, no Lance, que a notificação da ABCD sobre o resultado do exame chegou ontem (15). Ele explicou também que a decisão de entrar em suspensão provisória é que, em caso de ser considerado culpado, o tempo de ausência das competições já conte para uma possível pena.

O caso será julgado pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da ABCD, em Brasília, mas ainda não há data prevista.

“Considerando a proximidade dos Jogos e de provas classificatórias, esperamos que ocorra o mais breve possível”, afirmou o advogado de velejador brasileiro.

Líder do ranking mundial na classe Finn, e nome certo da vela brasileira em Tóquio 2020, Jorge Zarif foi campeão mundial em 2013, na Estônia.

Em Jogos Olímpicos, disputou duas edições: em Londres (2012) e no Rio de Janeiro (2016). Naquela, terminou na 20ª posição e nesta bateu na trave do pódio olímpico, ficando em 4º lugar.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Martine e Kahena vencem evento-teste de vela e confirmam vaga olímpica

Quase duas semanas após o ouro no Pan de Lima, velejadoras sobem ao lugar mais alto do pódio e seguem dominantes na classe 49erFX da vela

Scheidt sofre punição, mas segue no top 10 no evento-teste da vela

Bicampeão olímpico recebeu a segunda bandeira amarela em Enoshima e foi obrigado a se retirar da terceira regata desta segunda. Mesmo assim, segue em décimo lugar

Aos 46 anos, Robert Scheidt garante classificação olímpica

Bicampeão olímpico termina Mundial de Laser em 12º, cumpre...

Scheidt perto da vaga olímpica no Mundial de Laser

Competição no Japão tem mais duas regatas na madrugada...