Martine e Kahena vencem evento-teste de vela e confirmam vaga olímpica

Data:

As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, que recentemente conquistaram o ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima, voltaram a brilhar na classe 49er FX da vela. Desta vez durante o evento-teste da modalidade em Enoshima, na mesma raia onde será realizada a competição de vela na Olimpíada do ano que vem.

As brasileiras conquistaram o ouro, com apenas 57 pontos. As norueguesas Helene Naess e Marie Ronningen ficaram com a medalha de prata, com 62 pontos perdidos. As britânicas Saskia Tidey e Charlotte Dobson, que lideravam o evento-teste até a medal race, acabaram com o bronze, com 62 pontos perdidos.

- Advertisement -

Com a vitória, as duas confirmam participação na Olimpíada de Tóquio. Martine e Kahena já haviam conquistado a vaga para o Brasil ano passado, quando ficaram em quarto no Mundial de Aarhus. Agora, o próximo desafio delas, no Mundial da classe 49er FX, será no fim de novembro, em Auckland, na Nova Zelândia.

Além da classe 49er FX, o Brasil também já garantiu classificação olímpica nas classes Laser, Finn, 49er masculina, 470 feminina e Nacra 17. São seis barcos e 10 velejadores garantidos nos Jogos, um número que ainda deve crescer após os Mundiais deste ano e os Campeonatos Sul-Americanos de 2020.

Martine Grael e Kahena Kunze: atuais campeãs olímpicas

Com a confirmação da vaga olímpica, as duas brasileiras poderão defender o título olímpico conquistado na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Naquela ocasião, Martine e Kahena subiram ao lugar mais do pódio com apenas 48 pontos perdidos, deixando para trás as neozelandesas e as dinamarquesas, respectivamente, prata e bronze.

As competições da vela nos Jogos Olímpicos de 2020 começam dia 27 de julho e vão até o dia 6 de agosto. Serão 350 velejadores disputando 10 eventos de medalhas.

Confira o resultado completo da competição no site da World Sailing, a federação internacional da modalidade.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Campeão mundial da classe Finn, velejador Jorge Zarif é flagrado em antidoping

O atleta foi flagrado com a substância tamoxifeno, mas explicou que estava em tratamento médico

Scheidt sofre punição, mas segue no top 10 no evento-teste da vela

Bicampeão olímpico recebeu a segunda bandeira amarela em Enoshima e foi obrigado a se retirar da terceira regata desta segunda. Mesmo assim, segue em décimo lugar

Aos 46 anos, Robert Scheidt garante classificação olímpica

Bicampeão olímpico termina Mundial de Laser em 12º, cumpre...

Scheidt perto da vaga olímpica no Mundial de Laser

Competição no Japão tem mais duas regatas na madrugada...