Scheidt perto da vaga olímpica no Mundial de Laser

Data:

Competição no Japão tem mais duas regatas na madrugada desta terça, com Robert Scheidt dentro da zona de classificação olímpica

Com três velejadores brasileiros na flotilha ouro, o Campeonato Mundial da classe Laser chega ao fim nesta terça-feira, dia 9, em Sakaiminato, no Japão. Com mais duas regatas previstas, Robert Scheidt está à frente na disputa para ser o representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ele aparece na 12ª posição na classificação geral, com 71 pontos perdidos, 28 pontos de vantagem em relação ao 18º lugar, linha de corte estabelecida no critério de seleção. As provas decisivas têm início previsto para as 23h (de Brasília) da noite desta segunda-feira, dia 8.

“Faltam duas regatas para conquistar o objetivo, que é a vaga em Tóquio. Não tem que fazer muita conta. Agora é lutar muito para velejar bem para fazer as duas regatas de forma consistente. Vou com tudo, mas sabendo que o importante é manter a concentração e a calma nessa etapa final. Tem muita coisa em jogo para muita gente em Sakaiminato e todo cuidado é pouco. Agora é evitar os grandes erros e tentar fazer duas regatas consistentes para me manter entre os 18 melhores”, disse Scheidt.

- Advertisement -

Nesta segunda-feira, Robert conseguiu um 15º e um 25º lugares nas duas regatas do dia. Em Sakaiminato, Scheidt luta para garantir sua sétima participação em Jogos Olímpicos de Verão, o que seria um recorde para um atleta brasileiro. O velejador já é dono de cinco medalhas olímpicas: dois ouros na Laser (Atlanta-1996 e Atenas-2004); duas pratas, sendo uma na Laser (Sydney-2000) e uma na Star (Pequim-2008); e um bronze na classe Star (Londres-2012)

Correndo por fora na disputa pela vaga, Bruno Fontes (40º lugar, com 149 p.p.) e João Pedro Souto de Oliveira (41º, 151 p.p.) também estão na flotilha ouro do Mundial. Philipp Grochtmann completa a delegação brasileira no Mundial e ocupa a 87ª colocação no geral, com 203 pontos perdidos, na flotilha prata.

De acordo com o critério estabelecido pelo Conselho Técnico da Vela (CTV) e ratificado pela Confederação, o velejador brasileiro mais bem colocado neste Mundial, contanto que esteja dentro do top 18 da competição, estará elegível para defender o país em Tóquio 2020. Ele só perderá essa vaga se outro atleta do Brasil for medalhista no Evento-Teste Enoshima 2019 ou subir no pódio do Mundial da Laser em 2020.

A classe Laser é tradicionalmente uma das mais concorridas, e o Mundial 2019 conta com um total de 156 competidores inscritos.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Campeão mundial da classe Finn, velejador Jorge Zarif é flagrado em antidoping

O atleta foi flagrado com a substância tamoxifeno, mas explicou que estava em tratamento médico

Martine e Kahena vencem evento-teste de vela e confirmam vaga olímpica

Quase duas semanas após o ouro no Pan de Lima, velejadoras sobem ao lugar mais alto do pódio e seguem dominantes na classe 49erFX da vela

Scheidt sofre punição, mas segue no top 10 no evento-teste da vela

Bicampeão olímpico recebeu a segunda bandeira amarela em Enoshima e foi obrigado a se retirar da terceira regata desta segunda. Mesmo assim, segue em décimo lugar

Aos 46 anos, Robert Scheidt garante classificação olímpica

Bicampeão olímpico termina Mundial de Laser em 12º, cumpre...