Fina aumenta punição e Gabriel Santos pode ficar fora de Tóquio 2020

Data:

Condenado inicialmente a oito meses de suspensão por uso de clostebol, o nadador brasileiro Gabriel Santos teve a pena aumentada pelo painel antidoping da Fina (Federação Internacional de Natação) para um ano. A punição começou a valer a partir de 19 de julho e se encerra em 20 de julho de 2020. Ou seja, nesse momento ele está fora da Olimpíada de Tóquio.

Embora os Jogos Olímpicos comecem em 26 de julho de 2020, Gabriel está impossibilidado de competir o Troféu Brasil Maria Lenk, seletiva nacional para a formação da equipe olímpica, que acontecerá em abril do próximo ano.

- Advertisement -

Ainda cabe recurso à decisão da Fina. Gabriel e seus advogados podem entrar com apelação junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS) em até 21 dias.

Gabriel Santos é membro do revezamento 4×100 m livre e ajudou o país a ganhar a medalha de prata no Mundial de 2017, em Budapeste, na Hungria. Em maio deste ano, ele foi flagrado em exame antidoping da Fina e condenado, incialmente, a oito meses de suspensão. Desta forma, o atleta de 23 anos não compete o Mundial de Esportes Aquáticos, que acontece em Gwangju, na Coréia do Sul e está fora do Pan de Lima, que começa esta semana.

Gabriel Santos pega 8 meses de suspensão e está fora do Mundial de natação

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Com dois ouros, natação garante seis medalhas no Pan de Santiago 

O Brasil começou os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023...

Luisa Stefani e Fernando Scheffer serão os porta-bandeiras do Brasil no Pan

Assim como em 2019, dois atletas vão carregar a bandeira do Brasil na abertura do Pan

Invicta há 10 anos nos 1500 m, Katie Ledecky chega ao 17º título mundial

A única vez que não conquistou o título Mundial nesta prova foi em 2019, quando, mesmo classificada em primeiro lugar para a final, precisou desistir por conta de um mal estar

Fina transfere Mundial de piscina curta da Rússia para a Austrália

Melbourne, que nunca sediou uma edição do evento, foi a escolhida para receber a competição