‘Críticas à WADA são motivadas por forças políticas’, diz presidente da entidade

Data:

Craig Reedie, presidente da WADA, comentou as críticas que a entidade recebeu após restabelecer a Rússia, em janeiro

As críticas à decisão da Agência Mundial Antidoping (WADA) de restabelecer a Rússia, após os escândalos de doping, são motivadas mais por forças políticas que preocupações com o esporte limpo, afirmou o presidente da entidade, Craig Reedie, durante evento na Austrália.

Várias Organizações Nacionais Antidoping (NADOs), especialmente a estadunidense (USADA), criticaram a WADA depois que o órgão decidiu eliminar as sanções da RUSADA, Agência Russa Antidoping, em janeiro deste ano.

- Advertisement -

“A alternativa de alguns NADOs era banir a Rússia para sempre. Fazer isso, na minha opinião, corre o risco deles voltarem aos velhos hábitos. Isso não protege os atletas e não contribui para o esporte limpo. Alguns NADOs pensam apenas politicamente.”

“Vivemos em um mundo político e eles têm direito a seus pontos de vista. Porém, como presidente da organização, devo ver logicamente e legalmente uma maneira de resolver isso”, acrescentou o presidente em entrevista ao Insidethegames.

O Comitê Executivo da WADA (ExCo) realizou uma teleconferência em 22 de janeiro e, com base nas recomendações fornecidas pelo Comitê de Conformidade e Revisão (CRC) da agência, decidiu manter o status de conformidade da RUSADA.

Além disso, o CRC recomendou que o Comitê Executivo não tomasse mais sanções contra a RUSADA. O Comitê Executivo da WADA restabeleceu o status de conformidade da RUSADA em 20 de setembro de 2018, na condição de que os especialistas tivessem acesso à base de dados do Laboratório Antidoping de Moscou.

RUSADA e WADA chegam a acordo

WADA recupera mais de 2.200 amostras do laboratório de Moscou

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Rusada não vai apelar contra a sanção de dois anos imposta pelo TAS

Um painel de três membros do TAS no mês passado reduziu o período de sanções para dois anos após um recurso da Rusada

Rússia responde à Wada sobre manipulação de dados

Segundo o ministro de Esportes do país, todas as questões foram sanadas em carta enviada na terça-feira (8)

Campeão mundial russo critica isenção de uso terapêutico

TUE é um termo que se aplica a um sistema que permite ao atleta consumir legalmente um medicamento com substância proibida para tratar alguma doença

Wada encontra problemas e suspende laboratório de Atenas

Todas as amostras coletadas até o momento serão transferidas para o laboratório credenciado mais próximo