Rússia responde à Wada sobre manipulação de dados

Data:

Na última terça-feira (8), o Ministério dos Esportes da Rússia enviou uma carta à Agência Mundial Antidoping, Wada, com as explicações sobre as “inconsistências” encontradas nos dados da Rusada, a Agência Antidoping da Rússia. A informação foi dada pelo ministro da pasta, Pavel Kolobkov.

“Em 8 de outubro, enviamos uma carta à Wada em resposta às perguntas feitas pela entidade sobre os dados coletados do laboratório de Moscou, sede da Rusada”, disse o ministro dos esportes do país. “A carta foi prepara por especialistas de tecnologia da informação”, continuou.

- Advertisement -

O órgão internacional de combate ao doping havia dado três semanas para a Rússia fornecer explicações sobre “inconsistências” encontradas nas amostras retiradas do laboratório em janeiro.

“Estamos confiantes de que cumprimos todas as exigências. Estamos prontos para continuar cooperando para resolver esta questão e fazer todo o possível para que não restem desconfianças sobre a Rússia”, acrescentou Kolobkov.

Presidente da Rusada espera sanções à Rússia

Yuri Ganus, presidente da agência antidoping do país, disse “esperar sanções significativas” para todo o esporte russo, face à alegação de manipulação dos dados obtidos pela Wada.

“O que a Wada vai fazer? Será rigorosa. É uma questão de reincidência e com os mesmos métodos de sempre”, disse à Associated Press.

Caso seja considerada culpada, a Rússia pode ficar de fora da Olimpíada de Tóquio, entre julho e agosto do ano que vem.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Rusada não vai apelar contra a sanção de dois anos imposta pelo TAS

Um painel de três membros do TAS no mês passado reduziu o período de sanções para dois anos após um recurso da Rusada

Tribunal Arbitral do Esporte suspende audiências até maio por causa de coronavírus

A decisão é válida até, pelo menos, 1º de maio. Dependendo da evolução da doença, este prazo pode ser estendido

Sun Yang é suspenso e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O tribunal considerou o tricampeão olímpico culpado de se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018

Vice-presidente da Rusada defende audiência pública no Tribunal Arbitral do Esporte

Margarita Pakhnotskaya quer que as audiências do caso entre a Rusada e a Wada sejam realizadas a portas abertas em Lausanne, Suíça, sede do tribunal