Artigo atual
Brisbane deve oficializar candidatura para Olimpíada de 2032




Brisbane deve oficializar candidatura para Olimpíada de 2032

Brisbane quer sediar as Olimpíadas de 2032. (FOTO: Divulgação)

Brisbane pode receber os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos australianos desde Sydney 2000

A candidatura de Brisbane, Queensland, Austrália, para sediar as Olimpíadas de 2032 está a um passo de se tornar realidade, depois que um estudo crucial sobre transporte e viabilidade deu luz verde ao projeto.

O tão aguardado relatório, realizado pela empresa francesa Legadere, afirma que, para se obter sucesso na candidatura, reformas de infraestrutura são necessárias, especialmente nos transportes e estádios.



Enquanto muitos veem as Olimpíadas como desperdício de dinheiro, o estudo argumenta que as reformas já são necessárias na cidade e que um evento como os Jogos Olímpicos traria um bom retorno financeiro aos projetos.

Segundo a ABC, o estudo de viabilidade estimou que as Olimpíadas e Paralimpíadas em Brisbane custariam AUD $ 900 milhões (R$ 2.5 bilhões), cerca de AUD $ 300 milhões (R$ 825 milhões) a menos que os Jogos da Commonwealth do ano passado, em Gold Coast.

Os custos com as reformas da rede de transporte não estão incluídas nesse orçamento, mas o estudo afirmou que elas são necessárias, independentemente de Brisbane hospedar ou não os Jogos de 2032.

As autoridades de Queesland estão confiantes de que uma proposta possa se materealizar, mas um financiamento considerável precisaria ser feito pelo governo federal.

“Primeiramente e, acima de tudo, haveria um acordo em todos os níveis do governo”, afirmou a primeira-ministra de Queesland, Annastasia Palaszczuk, em entrevista ao Sydney Morning Herald.

“Em segundo lugar, teríamos que ter uma contribuição muito forte do governo federal, do tipo que tivemos para as Olimpíadas de Sydney, e ainda não discutimos isso com o governo federal”, concluiu.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, deve participar da Cúpula do SportAccord de 5 a 10 de maio, em Gold Coast, sudoeste de Queesland, que reunirá 1.500 delegações de 90 federações esportivas. Esta será uma oportunidade para apresentar ao COI o projeto da região que poderá sediar os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos Australianos desde Sydney 2000.

Com a candidatura indiana suspensa, apenas Indonésia e Coreias seguem na briga, oficialmente, para receber as Olimpíadas de 2032. A Rússia já manifestou interesse, mas nada foi oficializado.

Comentários (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2018-2020 Agência Olímpica.