Brisbane deve oficializar candidatura para Olimpíada de 2032

Data:

Brisbane pode receber os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos australianos desde Sydney 2000

A candidatura de Brisbane, Queensland, Austrália, para sediar as Olimpíadas de 2032 está a um passo de se tornar realidade, depois que um estudo crucial sobre transporte e viabilidade deu luz verde ao projeto.

O tão aguardado relatório, realizado pela empresa francesa Legadere, afirma que, para se obter sucesso na candidatura, reformas de infraestrutura são necessárias, especialmente nos transportes e estádios.



Enquanto muitos veem as Olimpíadas como desperdício de dinheiro, o estudo argumenta que as reformas já são necessárias na cidade e que um evento como os Jogos Olímpicos traria um bom retorno financeiro aos projetos.

- Advertisement -

Segundo a ABC, o estudo de viabilidade estimou que as Olimpíadas e Paralimpíadas em Brisbane custariam AUD $ 900 milhões (R$ 2.5 bilhões), cerca de AUD $ 300 milhões (R$ 825 milhões) a menos que os Jogos da Commonwealth do ano passado, em Gold Coast.

Os custos com as reformas da rede de transporte não estão incluídas nesse orçamento, mas o estudo afirmou que elas são necessárias, independentemente de Brisbane hospedar ou não os Jogos de 2032.

As autoridades de Queesland estão confiantes de que uma proposta possa se materealizar, mas um financiamento considerável precisaria ser feito pelo governo federal.

“Primeiramente e, acima de tudo, haveria um acordo em todos os níveis do governo”, afirmou a primeira-ministra de Queesland, Annastasia Palaszczuk, em entrevista ao Sydney Morning Herald.

“Em segundo lugar, teríamos que ter uma contribuição muito forte do governo federal, do tipo que tivemos para as Olimpíadas de Sydney, e ainda não discutimos isso com o governo federal”, concluiu.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, deve participar da Cúpula do SportAccord de 5 a 10 de maio, em Gold Coast, sudoeste de Queesland, que reunirá 1.500 delegações de 90 federações esportivas. Esta será uma oportunidade para apresentar ao COI o projeto da região que poderá sediar os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos Australianos desde Sydney 2000.

Com a candidatura indiana suspensa, apenas Indonésia e Coreias seguem na briga, oficialmente, para receber as Olimpíadas de 2032. A Rússia já manifestou interesse, mas nada foi oficializado.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus