Coreia do Sul escolhe Seul para 2032

Data:

Após 44 anos, Seul pode receber novamente uma edição olímpica

A Coreia do Sul escolheu sua capital, Seul, para a candidatura aos Jogos Olímpicos de Verão de 2032, que espera receber em conjunto com a Coreia do Norte, em mais um ato de reaproximação.

O Comitê Olímpico da Coreia do Sul (KOC) anunciou a decisão após uma reunião na segunda-feira (11) em que Seul recebeu 34 dos 49 votos, ultrapassando a cidade portuária de Busan.

- Advertisement -

Espera-se que as Coreias informem oficialmente o Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a intenção de sediar as Olimpíadas de 2032 na sexta-feira durante uma reunião em Lausanne, Suíça. Embora a Coreia do Norte ainda não tenha anunciado formalmente a cidade candidata aos Jogos, sua capital, Pyongyang, é vista como a escolha óbvia, porque é a mais desenvolvida do país.

Embora a decisão do comitê olímpico sul-coreano necessite da aprovação dos ministérios de esporte e finanças do país, isso é visto como uma formalidade desde que o governo descreveu os Jogos de 2032 como uma “oportunidade crucial para estabilizar as relações com a Coreia do Norte”.

Após uma reunião de seus líderes, em setembro, a Coreia concordou em buscar uma proposta conjunta para as Olimpíadas de 2032 e também enviar equipes unificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, entre outras medidas para promover a reconciliação.

“Seul vai cooperar com o governo nacional para que os Jogos Olímpicos de Verão de 2032 se tornem algo mais do que um festival de esportes – uma oportunidade para mudar o destino da península coreana”, disse o prefeito de Seul, Park Won-soon, durante reunião nesta segunda-feira.

Seul estima que, para sediar 33 esportes em 15 dias nas duas capitais coreanas, custará apenas para o sul cerca de 3,8 trilhões de wons (R$ 12,6 bilhões). Seul e o governo central cobrirão, cada um, cerca de 1,1 trilhão de won, enquanto o comitê organizador pagará o restante. Essas estimativas não incluem investimentos de capital social.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Park era considerado peça-chave na candidatura conjunta das Coreias à Olimpíada de 2032

USOC abre votação para a escolha dos novos membros do Hall da Fama

Comitê Olímpico dos EUA abriu votação para a escolha de novos membros do Hall da Fama; votação vai até o próximo dia 3

Membro do ROC quer comemorar os 40 anos da Olimpíada de Moscou

Vitaly Smirnov acredita que as comemorações mostrarão como a...

Investigado na Suíça, Ahmad Al-Fahad é reeleito presidente do OCA

Ahmad é acusado de produzir vídeos falsos para prejudicar...