Após 44 anos, Seul pode receber novamente uma edição olímpica
A Coreia do Sul escolheu sua capital, Seul, para a candidatura aos Jogos Olímpicos de Verão de 2032, que espera receber em conjunto com a Coreia do Norte, em mais um ato de reaproximação.
O Comitê Olímpico da Coreia do Sul (KOC) anunciou a decisão após uma reunião na segunda-feira (11) em que Seul recebeu 34 dos 49 votos, ultrapassando a cidade portuária de Busan.
Espera-se que as Coreias informem oficialmente o Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a intenção de sediar as Olimpíadas de 2032 na sexta-feira durante uma reunião em Lausanne, Suíça. Embora a Coreia do Norte ainda não tenha anunciado formalmente a cidade candidata aos Jogos, sua capital, Pyongyang, é vista como a escolha óbvia, porque é a mais desenvolvida do país.
Embora a decisão do comitê olímpico sul-coreano necessite da aprovação dos ministérios de esporte e finanças do país, isso é visto como uma formalidade desde que o governo descreveu os Jogos de 2032 como uma “oportunidade crucial para estabilizar as relações com a Coreia do Norte”.
Após uma reunião de seus líderes, em setembro, a Coreia concordou em buscar uma proposta conjunta para as Olimpíadas de 2032 e também enviar equipes unificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, entre outras medidas para promover a reconciliação.
“Seul vai cooperar com o governo nacional para que os Jogos Olímpicos de Verão de 2032 se tornem algo mais do que um festival de esportes – uma oportunidade para mudar o destino da península coreana”, disse o prefeito de Seul, Park Won-soon, durante reunião nesta segunda-feira.
Seul estima que, para sediar 33 esportes em 15 dias nas duas capitais coreanas, custará apenas para o sul cerca de 3,8 trilhões de wons (R$ 12,6 bilhões). Seul e o governo central cobrirão, cada um, cerca de 1,1 trilhão de won, enquanto o comitê organizador pagará o restante. Essas estimativas não incluem investimentos de capital social.