Rússia participará das próximas Olimpíadas

Data:

A Rússia acredita que participará das próximas Olimpíadas de maneira plena e sem restrições.

O presidente do Comitê Olímpico da Rússia (COR), Stanislav Pozdniakov, garantiu que o país estará presente em Tóquio 2020, sem nenhum embargo do Comitê Olímpico Internacional (COI) ou da Agência Mundial Antidoping (WADA), que suspenderam o país de eventos internacionais após os escândalos de doping envolvendo membros da RUSADA (Agência Russa Antidoping) virem à tona, em 2015.

“Nós trabalhamos constantemente para ampliar nossa cultura anti-doping na Rússia, através de uma educação anti-doping”, afirmou o presidente do COR, durante coletiva de imprensa em Moscou. “Tenho certeza de que todas as nossas iniciativas relacionadas a esse assunto permitirão que nossos atletas olímpicos participem das próximas Olimpíadas”, acrescentou.

- Advertisement -

A WADA reestabeleceu a RUSADA, em 20 de setembro desse ano, após 3 anos de suspensão, mas algumas entidades internacionais não quererem liberar o país para competir em seus eventos, como é o caso da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Em 2018, alguns atletas da Rússia foram autorizados a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, Coreia do Sul, mas sob a bandeira olímpica. Além disso, os atletas não poderiam competir com o símbolo do país nos uniformes e, em caso de vitória, o hino executado seria o hino olímpico. Esta foi a punição pela “manipulação sistemática” do sistema antidoping realizado pelo país em Sochi 2014.

Sétima Conferência Olímpica

Recentemente, foi realizada, em Lausanne, Suíça, a Sétima Conferência do COI, na qual foram deliberadas algumas questões importantes para a Rússia, entre as quais: a ampliação do múmero de membros do Comitê Executivo, de 25 para 29; Esta mudança permitirá que membros do COI e membros honorários da entidade recebam automaticamente assentos no CE. Shamil Tarpishchev e Yelena Isinbayeva são os atuais membros russos do COI, com Vitaly Smirnov e Alexander Popov membros honorários. Além disso, o orçamento para o COR foi estabelecido em 9,9 bilhões de rublos (USD$ 149 milhões) até 2022.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Park era considerado peça-chave na candidatura conjunta das Coreias à Olimpíada de 2032

USOC abre votação para a escolha dos novos membros do Hall da Fama

Comitê Olímpico dos EUA abriu votação para a escolha de novos membros do Hall da Fama; votação vai até o próximo dia 3

Membro do ROC quer comemorar os 40 anos da Olimpíada de Moscou

Vitaly Smirnov acredita que as comemorações mostrarão como a...

Investigado na Suíça, Ahmad Al-Fahad é reeleito presidente do OCA

Ahmad é acusado de produzir vídeos falsos para prejudicar...