IAAF mantém sanção contra Rússia por doping

Data:

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) mantém a suspensão dos atletas da Federação Russa por causa dos escândalos de dopagem envolvendo o país.

Desde 2015, quando os primeiros casos de doping patrocinados pelo alto escalão do governo de Moscou chegaram à imprensa, os atletas russos estão suspensos de competições internacionais organizadas pela IAAF. O atletismo da Rússia deixou, inclusive, de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Apesar da Agência Mundial Antidopagem (WADA) já ter reestabelecido a Agência Antidoping da Rússia, a Federação Internacional de Atletismo alega que ainda “não existem condições” para o país participar de competições oficiais da modalidade. “Não foram recuperados os dados do laboratório de Moscou e não houve qualquer reembolso dos custos gerados pelo escândalo”, acrescentou a IAAF após reunião que aconteceu nesta terça-feira (4) em Mônaco.

- Advertisement -

A entidade anunciou duas condições para a Rússia ser reintegrada. Ela quer que o país pague  a conta, incluindo custos legais, advindos da crise de doping no país. Ele também quer ter acesso a um banco de dados da Agência Russa Antidoping que pode denunciar outros atletas suspeitos de doping.

Entenda

Em novembro de 2015, a WADA publicou um relatório com mais de 300 páginas, elaborado após a investigação de uma comissão independente da agência, que revelou um sistema de dopagem instucionalizado e amparado, inclusive, por membros do governo russo e da Federação Internacional de Atletismo. As informações, reveladas no dossiê de mais de 300 páginas, davam conta que os atletas e os técnicos também tinha conhecimento da ilegalidade das drogas injetadas pela RUSADA (Agência Nacional Anti-Doping da Rússia), organização que deveria controlar e coibir esse tipo de comportamento.

Os atletas russos foram banidos dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e impedidos de participar de importantes eventos esportivos nos últimos anos, como Campeonatos Mundiais e até dos Jogos Olímpicos de Inverno esse ano.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Atletismo: paranaense Renan Gallina vence Sul-Americano e bate record de Paulo André; veja

Um novo nome do atletismo brasileiro ganhou destaque nesta...

Paulo André volta às pista e faz o segundo melhor tempo do ranking brasileiro

O velocista e ex-BBB Paulo André Camilo voltou as...

Usain Bolt é vítima de fraude na Jamaica e perde milhões: ‘Onde está a verdade?’

O jamaicano, lenda do atletismo mundial, Usain Bolt foi...

Ex-cartola do atletismo, Lamine Diack morre aos 88 anos

A notícia foi revelada pela imprensa local e depois confirmada pela família de Lamine Diack. A causa da morte não foi revelada.