Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Seul, Coreia do Sul – O corpo de Park Won-soon foi encontrado no Monte, no norte de Seul, capital da Coreia do Sul. Desde ontem o prefeito foi considerado desaparecido e centenas de policiais estavam a sua procura.

Park tinha 64 anos e foi um dos principais envolvidos na coordenação de uma uma possível candidatura conjunta das duas Coreias à Olimpíada. O próprio Park considerava a possibilidade como “uma oportunidade de mudar o destino da Península Coreana”.

Tanto o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, quanto o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, concordaram em lançar uma candidatura conjunta para os Jogos Olímpicos de 2032, após reunião em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, em 2018.

Em 2019, Seul foi selecionada como cidade candidata sul-coreana, assim como Pyongyang considerada cidade-sede norte-coreana.

Tempos depois, durante a Assembleia Geral da ONU, o presidente sul-coreano se encontrou com Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional. Bach demonstrou profundo interesse em apoiar a candidatura conjunta.

No entanto, o aumento da tensão entre os dois países tem tornado o sonho de Park Won-soon cada vez mais distante. Na prática, os dois países ainda estão em guerra, sob um cessar-fogo que já dura décadas mas que vez ou outra leva a península à tensão.

Park foi eleito prefeito de Seul em 2011 e reeleito para o terceiro e último mandato em 2018. Nos últimos meses se destacou pela resposta da capital à pandemia do Coronavírus e já estava sendo apresentado como possível candidato à presidência do país em 2022.

A morte do prefeito, que tinha 64 anos, foi registrada um dia após uma secretária de seu gabinete acusá-lo de assédio sexual à polícia, de acordo com duas redes de televisão do país.

Comentários (0)

Leave a Reply

© 2018-2020 Agência Olímpica.

Rolar para cima