Investigado na Suíça, Ahmad Al-Fahad é reeleito presidente do OCA

Data:

Ahmad é acusado de produzir vídeos falsos para prejudicar os membros do governo do Kuwait, com o qual mantém um longo confronto.

Sem oposição, e enfrentando acusações na corte suíça, o xeque Ahmad Al-Fahad Al-Sabah foi reeleito presidente do Conselho Olímpico da Ásia (OCA).

O antigo chefe da OCA e poderoso aliado do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, foi reeleito por unanimidade para um oitavo mandado durante assembleia geral da OCA, em Bangoc, Tailândia, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira (4).

- Advertisement -

Membro do COI desde 1992, Ahmad deixou seu cargo na entidade olímpica em novembro, menos de duas semanas depois de um promotor em Genebra ter apresentado uma acusação de falsificação contra ele e outras quatro pessoas.

O xeque era chefe da Solidariedade Olímpica – órgão multimilionária do COI que financia projetos esportivos em todo o mundo – e chefe da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC).

O xeque proclamou sua inocência e disse, em novembro, que o caso da corte suíça não tem nada a ver com “esporte ou corrupção”.

O OCA afirmou também que o presidente do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Tsunekazu Takeda, foi eleito vice-presidente da entidade, apesar de estar no centro de uma investigação de corrupção ativa por promotores franceses.

Takeda está sendo investigada por “corrupção ativa”, segundo o Le Monde, em pagamentos no valor de $ 2 milhões de euros para a empresa de cingapura Black Tidings, antes de Tóquio receber as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2020 na Sessão do COI em Buenos Aires em 2013.

Takeda, vice-presidente do Conselho Executivo da Tóquio 2020, também declarou sua inocência e negou qualquer coisa imprópria com a candidatura.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Park era considerado peça-chave na candidatura conjunta das Coreias à Olimpíada de 2032

USOC abre votação para a escolha dos novos membros do Hall da Fama

Comitê Olímpico dos EUA abriu votação para a escolha de novos membros do Hall da Fama; votação vai até o próximo dia 3

Membro do ROC quer comemorar os 40 anos da Olimpíada de Moscou

Vitaly Smirnov acredita que as comemorações mostrarão como a...

Site lista treinadores americanos banidos por má conduta

O site Great Coach possui uma lista com 986...