COI considera transferir maratona olímpica para Sapporo

Data:

O Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (17) informando sobre a possibilidade de transferir a maratona e a marcha atlética dos Jogos Olimpícos de Tóquio para Sapporo, a 800km da capital japonesa. A medida, segundo o COI, é para “proteger os atletas” e permitir que eles “compitam sob temperaturas menos elevadas durante os Jogos”.

A questão ainda será “discutida com todas as partes envolvidas”, especialmente a cidade de Tóquio, a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) e os detentores dos direitos de transmissão. Para isso, o COI dedicará uma sessão especial em sua reunião entre 30 de outubro e 1º de novembro na capital japonesa.

- Advertisement -

O calor na cidade olímpica tem sido motivo de preocupação desde que Tóquio foi escolhida para hospedar o evento, em 2013. A preocupação só aumentou nos últimos meses, após ondas de calor terem matado dezenas de pessoas em poucos dias. Além disso, alguns atletas que disputaram o evento-teste de triatlo na cidade, em agosto, desistiram da prova por conta das altas temperaturas.

Entre as soluções encontradas pelo comitê local para resolver este problema, está o uso de neve artificial. A estrategia foi testata em agosto e considerada um sucesso pelos idealizadores.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos