Coreias podem formar equipe única em Tóquio 2020

Data:

Dirigentes das duas Coreias se reunirão com o presidente do COI para discutir uma possível colaboração esportiva para as Olimpíadas do ano que vem

Os ministros de Esportes da Coreia do Norte e Coreia do Sul vão se reunir com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para discutir a possibilidade dos dois países enviarem uma seleção unificada para disputar as Olímpiadas de Tóquio 2020, informou o COI na última quinta-feira (7).

A iniciativa acontece depois que os dois países coreanos marcharam sob uma bandeira conjunta nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em Pyeongchang, Coreia do Sul, onde também enviaram uma equipe unificada feminina de hóquei no gelo.

- Advertisement -

Esta primeira equipe olímpica unificada provocou sensação na mídia, apesar de ter perdido todos os cinco jogos por um placar combinado de 28-2.

Bach disse que depois do “sucesso dos Jogos Pyeongchang 2018” uma reunião acontecerá no dia 15 de fevereiro na sede do COI, em Lausanne, entre os respectivos dirigentes para a “formação de grupo de trabalho que discutirá a futura cooperação esportiva”.

O presidente do COI disse à AFP que o objetivo não é formar equipes unificadas apenas para as Olimpíadas, mas também para as fases de qualificação.

O desejo de uma colaboração esportiva entre os dois países em uma Olimpíada de Verão é antigo. Em 2000 e 2004, as duas seleções desfilaram sob a bandeira da península coreana, formando um único grupo durante a parada das nações. Em 2008, apesar de tentativas do presidente do COI à época, Jacques Rogge, os dois países desfilaram separadamente.

Apesar da marcha conjunta nas cerimônias olímpicas, o assunto nunca foi oficialmente debatido entre os dois países.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes