Atletismo russo competirá sob bandeira nacional nos Jogos Europeus

O atletismo da Rússia foi suspenso pela IAAF, em 2015. De lá para cá, os russos só podem competir sob a bandeira olímpica

O presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Stanislav Pozdnyakov, disse aos repórteres, durante coletiva de imprensa, nesta quinta feira (31), que atletas da Rússia competirão no Festival Olímpico Europeu da Juventude e nos Jogos Europeus de 2019 sob a bandeira do país.

A Federação Russa de Atletismo (ARAF) foi suspensa pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), em 2015, por escândalos de doping envolvendo o país e a entidade. Após a suspensão da ARAF, os atletas russos só podem competir internacionalmente depois de obterem autorizações individuais e apenas sob a bandeira olímpica.

“A participação do Comitê Olímpico Russo, como a organização que representa o país nos maiores eventos esportivos internacionais, não é questionada. Assim, nos próximos Jogos Europeus, em Minsk, e no Festival da Juventude, em Baku, todos os atletas competirão sob a bandeira nacional, incluindo os atletas que estão sob sanções”, disse Pozdnyakov.

A IAAF mantém as sanções à Rússia, em decisão divulgada em dezembro passado. O presidente da ARAF, Dmitry Shlyakhtin, afirmou que “ao invés de perdermos tempo e força em processos legais, devemos concentrar esforços nas negociações, tendo em vista o fim das sanções”.

Os Jogos Europeus serão realizados de 21 a 30 de junho, em Minsk, Bielorrússia, e o Festival Europeu da Juventude acontecerá em Baku, Azerbaijão, nos dias 21 e 27 de julho.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM