Cinco halterofilistas russos são suspensos pela IWF

A Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) suspendeu temporariamente cinco atletas russos, todos medalhistas europeus ou mundiais, por violações das regras antidoping constatadas nos dados extraídos do Laboratório de Moscou, segundo comunicado publicado nesta terça (13).

Este é o segundo caso de suspensão de atletas russos com base nos dados obtidos do Laboratório Antidoping da Rusada obtidos por agentes da Agência Mundial Antidoping (Wada). O primeiro foi em junho, quando a União Internacional de Biatlo suspendeu dois atletas – Aleksandr Chernyshov and Aleksandr Pechyonkin – por quatro anos cada.

A lista inclui o bicampeão mundial e medalhista olímpico de bronze em 2012, Ruslan Albegov, e a campeã mundial de 2013, Tima Turieva. David Bedzhanyan, campeã mundial na categoria -63 kg em 2013, Oleg Chen, bicampeão europeu, e Egor Klimonov também foram provisoriamente sancionados.

De acordo com a Wada, o grupo de Inteligência e Investigações (I&I) da entidade compilou os dados de reanálise e enviou para as federações esportivas internacionais, “que iniciaram a avaliação das evidências com vistas a identificar os possíveis trapaceiros”.

Especialistas da Wada tiveram acesso ao banco de dados do Laboratório Antidoping de Moscou em janeiro deste ano e copiaram 24 terabytes de informações sobre amostras de doping de atletas russos coletadas entre 2012 e 2015.

Entenda o conflinto entre a Wada e a Rusa e como as duas partes chegaram a um acordo de cooperação. 

Recentes