Rusada notifica Wada e órgão mundial diz que decisão é irrevogável

Data:

Montreal, Canadá – A Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) confirmou que recebeu uma notificação oficial da Agência Antidoping da Rússia (Rusada) contestando a decisão de suspender o país de Mundiais e Olimpíadas por quatro anos.

Na última terça-feira (24), a Rusada anunciou que entraria com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra a suspensão imposta pela Wada no caso de manipulação de dados do laboratório de Moscou.

- Advertisement -

Apesar da contestação, o órgão mundial disse que “continua convencido de que tomou a decisão correta no último dia 9”. E acrescentou que “vai defender esta decisão com o máximo vigor na CAS”, segundo comunicado assinado pelo presidente da Wada, Craig Reedie.

A Wada concluiu, após seis meses de investigação, que a Rússia manipulou dados de seu laboratório para proteger atletas locais. Como punição, o país está proibida de participar de qualquer competição esportiva internacional pelos próximos quatro anos. Isso inclui as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020.

Atletas limpos estarão autorizados a competir sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI). Sobre esta questão, o Ministro dos Esportes da Rússia, Pavel Kolobkov, afirmou que “viola o direito fundamental dos atletas”.

“É por isso que acredito que esta abordagem está totalmente errada e deve ser revisada. Ela não deve ser aplicada de forma alguma, pois viola a Carta Olímpica e as regras das federações esportivas internacionais”, explicou o ministro.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tribunal Arbitral do Esporte suspende audiências até maio por causa de coronavírus

A decisão é válida até, pelo menos, 1º de maio. Dependendo da evolução da doença, este prazo pode ser estendido

Sun Yang é suspenso e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O tribunal considerou o tricampeão olímpico culpado de se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018

Vice-presidente da Rusada defende audiência pública no Tribunal Arbitral do Esporte

Margarita Pakhnotskaya quer que as audiências do caso entre a Rusada e a Wada sejam realizadas a portas abertas em Lausanne, Suíça, sede do tribunal

Brasil foi o quarto país com mais casos de doping em 2017

Foram 84 testes positivos; dados foram divulgados pela Agência Mundial Antidoping (WADA)