Banida! Rússia está fora de Olimpíadas e Mundiais por quatro anos

Data:

Lausanne, Suíça — A longa novela envolvendo os casos de doping e manipulação de dados laboratoriais no esporte russo teve um assertivo fim na manhã desta segunda-feira (9). A Wada, a Agência Mundial Antidoping, baniu o país de competições internacionais pelos próximos quatro anos. Os russos têm 21 dias para entrar com recurso contra a decisão.

A sanção foi decidida de forma unânime pelo comitê executivo da entidade, em reunião em Lausanne, na Suíça. Com isso, o país fica fora da Olimpíada de Tóquio, em 2020, dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, e da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Os atletas limpos serão autorizados a competir sob bandeira neutra.

- Advertisement -

A Wada concluiu que os russos alteraram dados laboratoriais sem autorização, plantaram evidências falsas e apagaram arquivos conclusivos a possíveis casos de doping.

Em 2016, durante os Jogos do Rio, o país sofreu sanções pelo mesmo motivo. Naquela ocasião, entretanto, os atletas russos puderam competir sob a bandeira nacional. O que não ocorreu dois anos depois, nas Olimpíadas de inverno de Peyongchang, quando a delegação do país competiu sob bandeira neutra.

O escândalo começou em 2015, quando surgiram evidências de casos de doping em massa no esporte do país. A Agência Antidoping do país, a Rusada, foi suspensa naquele ano.

Sede da última Copa do Mundo, a Rússia fica proibida de sediar eventos esportivos internacionais durante o período de punição. Seus dirigentes esportivos estão proibidos de frequentar tais eventos. Em caso de recurso, o julgamento será levado ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Resumo da história:

  • Rússia entrega material exigido pela Wada;
  • Wada encontra indícios de fraude e abre inquérito para apurar o caso;
  • Meses depois, Wada declara Rússia culpada e decide suspendê-la;
- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tribunal Arbitral do Esporte suspende audiências até maio por causa de coronavírus

A decisão é válida até, pelo menos, 1º de maio. Dependendo da evolução da doença, este prazo pode ser estendido

Sun Yang é suspenso e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O tribunal considerou o tricampeão olímpico culpado de se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018

Vice-presidente da Rusada defende audiência pública no Tribunal Arbitral do Esporte

Margarita Pakhnotskaya quer que as audiências do caso entre a Rusada e a Wada sejam realizadas a portas abertas em Lausanne, Suíça, sede do tribunal

Brasil foi o quarto país com mais casos de doping em 2017

Foram 84 testes positivos; dados foram divulgados pela Agência Mundial Antidoping (WADA)