Wada diz que vai investigar todos os atletas do Nike Oregon Project

Data:

Montreal, Canadá – O COI pediu e a Wada atendeu. Após o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, solicitar uma investigação completa sobre o caso Alberto Salazar, a Agência Mundial Antidoping disse que fará um pente-fino nos atletas do extinto Nike Oregon Project (NOP).

“A questão é clara: se alguma das ações de Salazar gerou atletas trapaceando, então isso pode ter influenciado no resultado de competições”, disse à BBC Sport o presidente da Wada, Sir Craig Reedie.

- Advertisement -

“Precisamos olhar para isso e, assim, faremos.”

Alberto Salazar foi considerado culpado em investigação que apurou o uso de métodos proibidos enquanto esteve à frente do projeto. A Agência Antidoping dos Estados Unidos, Usada, concluiu que ele “orquestrou e facilitou o uso de métodos proibidos” para melhorar a performance de seus atletas.

O estadunidense de 61 anos nega as acusações e diz que vai recorrer da sentença.

Com sede em Beaverton, Oregon, o NOP foi criado em 2001 com o objetivo de ser o lar das estrelas patrocinadas pela Nike. Após o escândalo, a marca encerrou as atividades do NOP, quando a situação se tornou “um fardo injusto” para os atletas do programa.

Mo Farah, quatro vezes campeão olímpico, foi um dos muitos atletas que treinou com Salazar no local. O britânico de 36 anos, no entanto, condenou o ex-técnico e afirmou não tolerar “quem quebra as regras ou ultrapassa os limites (do fair play)“.

Apesar de toda polêmica, as instalações do já extinto Nike Oregon Project serão usadas durante o Mundial de atletismo de 2021. O evento será realizado entre 5 e 15 de agosto.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tribunal Arbitral do Esporte suspende audiências até maio por causa de coronavírus

A decisão é válida até, pelo menos, 1º de maio. Dependendo da evolução da doença, este prazo pode ser estendido

Sun Yang é suspenso e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O tribunal considerou o tricampeão olímpico culpado de se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018

Vice-presidente da Rusada defende audiência pública no Tribunal Arbitral do Esporte

Margarita Pakhnotskaya quer que as audiências do caso entre a Rusada e a Wada sejam realizadas a portas abertas em Lausanne, Suíça, sede do tribunal

Brasil foi o quarto país com mais casos de doping em 2017

Foram 84 testes positivos; dados foram divulgados pela Agência Mundial Antidoping (WADA)