Mo Farah condena Alberto Salazar por incitação ao doping

Data:

O multicampeão olímpico Mo Farah condenou seu ex-técnico, Alberto Salazar, depois que o americano recebeu quatro anos de suspensão por incitação ao doping.

No último domingio (30), a Agência Antidoping dos Estados Unidos, Usada, concluiu uma investigação de quatro anos contra o técnico e o endocrinologista Jeffrey Brown, que atuavam juntos no Nike Oregon Project (NOP).

- Advertisement -

Farah, campeão olímpico dos 5000 e 1000 metros nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016, disse estar aliviado com o resultado da investigação e rechaçou qualquer prática que infrinja o fairplay.

“Estou aliviado que a Usada tenha concluído sua investigação sobre Salazar”, lê-se em um comunicado emitido ontem (1º). Como sempre disse, não tolero quem quebra as regras ou ultrapassa os limites. Estou feliz por finalmente ter havido uma conclusão”.

Depois que a sanção foi anunciada, a Federação de Atletismo dos EUA (USATf) retirou o técnico do Mundial de atletismo, que está em andamento em Doha, capital do Catar.

Salazar, no entanto, negou a acusação e afirmou que vai apelar da decisão. A Nike disse em comunicado que o apoiaria.

“Estou chocado com este resultado”,  afirmou o treinador em comunicado publicado no site do programa. “Meus atletas e eu sofremos tratamento injusto, antiético e altamente prejudicial por parte da Usada.”

“O Projeto Oregon nunca permitiu e nunca permitirá doping. Apelarei e aguardarei com expectativa o prolongamento deste processo injusto, que chegará à verdade. Não comentarei mais sobre o caso.”

As acusações contra Salazar incluem “administração de métodos proibidos”, adulteração ou tentativa de adulteração dos processos de controle de doping dos atletas e tráfico ou tentativa de tráfico de testosterona. Contra Brown, pesam violações de prontuários, administrações de drogas e participação no tráfico de testosterona.

Mo Forah, Alberto Salazar e a Nike Oren Program

Mo Farah treinou nas instalações da Nike sob tutela de Alberto Salazar entre os anos de 2011 e 2017. Foi nesse período que ele conquistou os títulos mais importantes de sua carreira. Qutro ouros olímpicos e oito medalhas mundiais.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Atletismo: paranaense Renan Gallina vence Sul-Americano e bate record de Paulo André; veja

Um novo nome do atletismo brasileiro ganhou destaque nesta...

Paulo André volta às pista e faz o segundo melhor tempo do ranking brasileiro

O velocista e ex-BBB Paulo André Camilo voltou as...

Usain Bolt é vítima de fraude na Jamaica e perde milhões: ‘Onde está a verdade?’

O jamaicano, lenda do atletismo mundial, Usain Bolt foi...

Ex-cartola do atletismo, Lamine Diack morre aos 88 anos

A notícia foi revelada pela imprensa local e depois confirmada pela família de Lamine Diack. A causa da morte não foi revelada.