COI pede investigação completa de ‘caso Salazar’

Data:

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internaciomal (COI), disse que entrou em contato com a Wada, a Agência Antidoping Mundial, para cobrar investigação sobre todos os atletas que treinaram com Alberto Salazar.

Salazar, importante técnico de atletismo, foi suspenso por quatro anos após a Usada, Agência Antidoping dos EUA, concluir que ele “orquestrou e facilitou o uso de métodos proibidos” enquanto esteve àfrente da Nike Oregon project (NOP).

- Advertisement -

Nesta quinta-feira (3), durante coletiva, Bach afirmou que o caso é “muito preocupante e levanta sérias preocupações sobre a legitimidade” de alguns resultados olímpicos.

“Queremos saber quantos atletas foram investigados. Foram investigados todos os atletas que treinaram no NOP? O relatório aborda todo o período de existência desse projeto ou apenas parte dele? Algum resultado olímpico pode ser afetado direta ou indiretamente?”, explicou o dirigente do COI.

“Pelo que sabemos, os atletas não tinham conhecimento do que acontecia com eles. Esse é um ponto importante ao analisar as sanções, mas a aplicação delas é obrigatória, indepentente do atleta saber ou não”, concluiu.

A Wada disse que não pode comentar publicamente o caso pois ainda não o analisou. O ex-púpilo de Salazar, Mo Farah, que nunca testou positivo em um exame antidoping, disse que “não tolera quem quebra as regras“.

Enquanto isso, Sebastian Coe, presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), prometeu reprimir os atletas que usaram substâncias proibidas para melhorar o desempenho – incluindo o uso de medicamentos para asma e tireóide que não estejam autorizados pela Wada.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Atletismo: paranaense Renan Gallina vence Sul-Americano e bate record de Paulo André; veja

Um novo nome do atletismo brasileiro ganhou destaque nesta...

Paulo André volta às pista e faz o segundo melhor tempo do ranking brasileiro

O velocista e ex-BBB Paulo André Camilo voltou as...

Usain Bolt é vítima de fraude na Jamaica e perde milhões: ‘Onde está a verdade?’

O jamaicano, lenda do atletismo mundial, Usain Bolt foi...

Ex-cartola do atletismo, Lamine Diack morre aos 88 anos

A notícia foi revelada pela imprensa local e depois confirmada pela família de Lamine Diack. A causa da morte não foi revelada.