Preocupado com o surto de coronavírus, COB emite comunicado sobre o assunto

Preocupado com o surto de coronavírus, COB emite comunicado sobre o assunto

Rio de Janeiro, Brasil – Preocupado com a disseminação do coronavírus, e da proximidade dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiu um comunicado-guia com informações sobre o assunto. O documento foi enviado às confederações brasileiras e contém recomendações que podem reduzir o risco de contaminação pelo vírus.

As informações sobre transmissão, sintomas e tratamento, são baseadas em dados da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil e da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Entre as principais recomendações estão:

  • Evitar contato próximo com pessoas que estejam com infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir e, em seguida, higienizar as mãos;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos;

Já são mais de 6 mil casos da doença em todo o mundo. No Japão, sede dos próximos Jogos, são sete. O mais recente, confirmado nesta terça-feira (27), é de um motorista de ônibus de 60 que não esteve em Wuhan, China, epicentro do surto.

As autoridades na China, onde o número de caso confirmados chega a 5974, tomaram medidas drásticas para barrar a disseminação do vírus, como o fechamento de cidades e pontos turísticos e cancelamento das festividades do Ano-Novo chinês. Até o momento, 132 pessoas morreram vitimadas pela doença, todas na China.

A preocupação com a doença levou a Federação Internacional de Basquete (Fiba) a transferir os Jogos do pré-olímpico feminino de Foshan, na China, para Belgrado, na Sérvia. A Associação de Tenistas Profissionais (ATP), por sua vez, decidiu cancelar todos os eventos agendados na China no mês de março.

Comentários (0)

Leave a Reply

© 2018-2020 Agência Olímpica.

Rolar para cima