Rio de Janeiro, Brasil – Faltando 1088 dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já começou o planejamento e viagens para garantir a melhor preparação para os atletas brasileiros que vão competir na capital francesa.
O COB já fez duas viagens ao continente europeu e irá realizar a próxima em outubro deste ano, onde pretende fechar a estrutura de treinamento para a equipe de vela em Marselha, na Espanha.
Portugal, que recebeu a Missão Europa, solução encontrada pelo Comitê para assegurar o treinamento dos atletas em meio à pandemia, deve ser a base principal do Brasil na Europa no período que antecede os Jogos parisienses.
O trabalho realizado na preparação do último ciclo olímpico ajudou: das 13 modalidades que passaram por Portugal, 9 conquistaram medalhas em Tóquio.
A dinâmica de preparação para Paris 2024 deve ser diferente da montada para o Japão, uma vez que diversas modalidades e confederações já estão habituadas a competir e treinar no continente europeu e a adaptação ao fuso horário é mais tranquila.
“A base principal deve ser Portugal, um comitê olímpico com que temos uma relação muito boa e que foi extremamente parceiro durante a pandemia. Essa deve ser nossa base-mãe na preparação que antecede os Jogos”, disse Jorge Bichara, diretor de esportes do COB.
“Durante o evento teremos também uma base em Paris. Nesse momento, vamos identificando os locais e decidindo internamente quais são as melhores alternativas por questões logísticas e de custos”, concluiu.
Os Jogos Olímpicos de Paris estão programados para ocorrer entre 26 de julho e 11 de agosto.