Com presenças de medalhistas olímpicas, COB promove 1º Fórum Mulher no Esporte

Data:

Lugar de mulher é onde ela quiser! E no esporte não poderia ser diferente. Com esse intuito, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoverá no dia 18 de agosto, no Rio de Janeiro, o 1º Fórum Mulher no Esporte, com a presença de personalidades femininas nacionais e internacionais.

Jaqueline Silva, campeã olímpica no vôlei de praia, e Natália Falavigna, medalhista olímpica no taekwondoo, são alguns dos principais nomes confirmados para debater sobre suas conquistas e históricos vencedores dentro do esporte (confira a programação completa abaixo).

- Advertisement -

Outra presença de peso será Nicole Hoevertsz, vice-presidente do Comite Olímpico Internacional (COI), que dará uma palestra sobre as diretrizes e a visão da entidade sobre a equidade de gênero.

Além de exaltar a força e a importância da mulher dentro do esporte, o evento tem como um dos objetivos apontar caminhos para a equidade de gênero e políticas afirmativas de inclusão das mulheres no cenário esportivo.

O 1º Fórum Mulher no Esporte também pretende mostrar a evolução feminina no esporte, além de lutar por mais investimento para as carreiras das atletas mulheres, que vêm dando cada vez mais resultados expressivos para o Brasil.

“Pela primeira vez o Comitê Olímpico do Brasil realizará um Fórum dedicado à Mulher no Esporte, valorizando os momentos de glória e luta das mulheres que fizeram a diferença e marcaram a história do Brasil. Será uma tarde de troca de experiências e conscientização da importância da equidade no meio esportivo”, disse a medalhista olímpica e coordenadora da área Mulher no Esporte do COB, Isabel Swan, responsável pela criação do Fórum.

O evento contará com palestras de personalidades femininas, além de mesas de debate buscando a evolução da mulher dentro do esporte. Ainda haverá uma homenagem para a ex-atleta Aída dos Santos, finalista olímpica nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964.

A realização do fórum também marcará um ano da criação da área Mulher no Esporte no COB. Por meio dela, a entidade tem promovido ações de valorização e fortalecimento das mulheres, como a Comissão da Mulher no Esporte, o Canal tira-dúvidas de Saúde da Mulher, entre outros, sempre buscando ajudar no bem-estar e desenvolvimento de atletas e colaboradores.

Serviço

1º Fórum Mulher no Esporte

Data: 18 de agosto

Local: Teatro XP Jóquei Clube Gávea

Horário: 14h às 19h

Confira a programação do evento:

14h – Credenciamento

14h30 – Abertura com Paulo Wanderley, presidente do COB

14h40 – Introdução do tema Mulher no Esporte com Isabel Swan, coordenadora da área Mulher no Esporte do COB e medalhista olímpica

14h50 – Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres

Palestra 1 – Como chegamos até aqui?

15h – Bárbara Pires, Doutora em Gênero no Esporte

15h20 – Nicole Hoevertsz, vice-presidente do COI

Mesa 1 – A mulher atleta

16h – Mariana Mello, Gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB

16h20 – Natalia Falavigna (medalhista de bronze em Pequim 2008) e Jaqueline Silva (medalhista de ouro em Atlanta 1996)

Mesa 2 – O que pode ser feito: caminhos para a equidade na prática

17h30 – Soraya Carvalho, atleta olímpica e Gerente do Instituto Olímpico Brasileiro

17h50 – Mariana Dantas, superintendente especial de esportes do Governo do Estado de Sergipe; Mariana Miné, CEO Confederação de Rugby; Adriana Behar, CEO Confederação Brasileira de Vôlei e medalhista olímpica

18h30 – Homenagem especial para Aída dos Santos

18h50 – Encerramento do evento.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Paris 2024: COB inicia planejamento para garantir melhor preparação de brasileiros

Base da Missão Europa, Portugal deve ser a base principal do Time Brasil na Europa na preparação para a competição

Cristo Redentor é iluminado com as cores do Brasil em contagem regressiva para Olimpíada

Iluminação do Cristo Redentor, além de marcar os 100 dias para Tóquio, lembrou a todos de como o esporte pode inspirar na luta contra a Covid-19

COB avalia não enviar atletas para a cerimônia de abertura de Tóquio 2020, diz jornal

Jornal O Globo apurou que o COB está preocupado com o desenvolvimento da festa, em meio a pandemia de coronavírus

COB diminui delegação para ‘preservar a saúde’ dos atletas em Tóquio

A medida gerará uma redução de pelo menos 100 brasileiros na delegação.