Daniel Martins conquista o tricampeonato mundial nos 400m

Data:

Dubai, Emirados Árabes Unidos – Neste domingo (10), o paratleta brasileiro Daniel Tavares Martins conquistou o tricampeonato mundial nos 400m T 20 (deficiência intelectual). Ele cruzou a linha de chegada em 47s62, estabelecendo um novo recorde do campeonato na prova.

O tempo é quatro centésimos mais rápido do que obtido por ele em 2017, em Londres, até então o recorde da competição. Ele também triunfou em 2015.

- Advertisement -

“Consegui acertar a saída. Errei na eliminatória ontem [sábado]. Não estava 100% preparado. Eu planejo cada ciclo como escada. O degrau mais alto são os Jogos de Tóquio e já garanti a vaga. Agora, vou aproveitar e amanhã venho assistir aos amigos”, comentou Daniel.

Diagnosticado com deficiência inctelectual ainda criança, Daniel começou a praticar o atletismo em 2013, quando tinha 17 anos. Ele estreou em competições internacionais dois anos depois, no Mundial de Doha, em 2015, onde faturou o ouro nos 400m. Foi campeão na Rio 2016 e repetiu o resultado no Mundial seguinte, em Londres.

Na prova feminina da mesma distância na classe T 11 (deficiente visual), Thalita Simplício da Silva ajudou a aumentar a conta ao bater a chinesa Cuiqing Liu e conquistar seu primeiro título mundial, com a marca de 56s85. O bronze ficou com a tailandesa Suneeporn Tanomwong (1m00s69). A brasileira Jhulia Karol dos Santos terminou em quarto.

Thalita nasceu com glaucoma. Aos 12 anos, ficou  totalmente cega. Ela, que também já praticou natação, karatê e goalball, começou no atletismo aos 15 em um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Brasil chegou a seis ouros no evento e ocupa a vice-liderança no quadro geral, com dez medalhas no total. A China permanece na liderança, com nove ouros, dez pratas e cinco bronzes e soma 24 pódios.

A competição continua nesta segunda-feira, quando o campeão paralímpico e recordista mundial do lançamento de disco da classe F56, Claudiney Batista, volta a participar de um Mundial, após ficar de fora de Londres-2017.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Atletismo: paranaense Renan Gallina vence Sul-Americano e bate record de Paulo André; veja

Um novo nome do atletismo brasileiro ganhou destaque nesta...

Paulo André volta às pista e faz o segundo melhor tempo do ranking brasileiro

O velocista e ex-BBB Paulo André Camilo voltou as...

Usain Bolt é vítima de fraude na Jamaica e perde milhões: ‘Onde está a verdade?’

O jamaicano, lenda do atletismo mundial, Usain Bolt foi...

Ex-cartola do atletismo, Lamine Diack morre aos 88 anos

A notícia foi revelada pela imprensa local e depois confirmada pela família de Lamine Diack. A causa da morte não foi revelada.