Witold Banka é eleito o novo presidente da WADA

Data:

Witold Banka, candidato europeu, venceu o dominicano Marcos Díaz, candidato americano ao cargo

Witold Banka, ministro dos Esportes da Polônia, foi eleito, nesta terça-feira, em Montreal, Canadá, pelos representantes da Agência Mundial Antidoping (WADA), o novo presidente da entidade. A escolha será ratificada durante a Conferência Mundial da WADA, entre 5 e 7 de novembro, em Katowice, na Polônia.

Integrante do governo conservador polonês, Witold Banka vai substituir o britânico Craig Reedie, eleito em 2014.

- Advertisement -

“De acordo com as regras”, a indicação de Banka “será apresentada formalmente à WADA antes de 31 de maio de 2019 para que a eleição seja ratificada na Junta da Fundação em Katowice, em novembro”, diz o comunicado.

Representando o continente europeu, Witold Banka competia com o dominicano Marcos Díaz, um ex-nadador em águas abertas de 44 anos, vice-ministro de Esportes em seu país e candidato pelo continente americano.

Para concorrer ao cargo, Banka precisou vencer Linda Helleland, atual vice-presidente da WADA, pela eleição continental europeia, em janeiro. Na ocasião, ele obteve 29 votos contra 16 dela.

Responsável por regular e fazer cumprir o antidoping no mundo, a WADA foi gravemente afetada desde o final de 2014 pelo escândalo de doping institucional na Rússia, que evidenciou as falhas em seus mecanismos de vigilância.

Desde então, a agência foi reformada, fortalecendo seu serviço de investigação e adotando um arsenal de sanções que vão permitir que, no futuro, o acesso aos Jogos Olímpicos de um país trapaceiro seja impedido, algo que não pôde ser feito contra a Rússia em 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em setembro passado, a WADA retirou as sanções sobre da Rússia, o que também gerou grandes discussões entre os órgãos esportivos mundiais.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Rusada não vai apelar contra a sanção de dois anos imposta pelo TAS

Um painel de três membros do TAS no mês passado reduziu o período de sanções para dois anos após um recurso da Rusada

Rússia responde à Wada sobre manipulação de dados

Segundo o ministro de Esportes do país, todas as questões foram sanadas em carta enviada na terça-feira (8)

Campeão mundial russo critica isenção de uso terapêutico

TUE é um termo que se aplica a um sistema que permite ao atleta consumir legalmente um medicamento com substância proibida para tratar alguma doença

Wada encontra problemas e suspende laboratório de Atenas

Todas as amostras coletadas até o momento serão transferidas para o laboratório credenciado mais próximo