Robert Scheidt garante vitória na estreia do Europeu da classe Star

Ao lado de Henry Boening, Robert Scheidt conquistou uma vitória e um terceiro lugar nas duas regatas que disputou hoje em Del Garda

Com uma vitória e um terceiro lugar nas duas regatas desta quarta-feira (15), em Riva Del Garda, na Itália, Robert Scheidt abre o Campeonato Europeu de Star na liderança. Ao lado do proeiro Henry Boening, o bicampeão olímpico aliou consistência e velocidade. Com isso, tem 4 pontos perdidos, um a menos que os segundos colocados, o norte-americano Paul Cayard e o brasileiro Arthur Lopes, com 5.

A competição reúne 90 barcos e prossegue nesta quinta-feira (16).

Scheidt comentou o desempenho do primeiro dia do Europeu. “Nas duas regatas, velejamos muito próximos do Cayard e do Arthur. Conseguimos largar junto à comissão e rumar para a direita, onde estava o vento e, por isso, pudemos montar bem a primeira bóia”, explicou.

“É difícil fazer uma largada limpa com 90 barcos em cima da linha. Começamos bem, mas o objetivo é o top ten, manter a média independentemente do número de pontos. Hoje ventou e fez frio, mas aqui, cada dia é diferente e amanhã pode mudar tudo”, concluiu o maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios.

Riva Del Garda, no norte da Itália, sede da competição, fica a menos de 5 km de Torbole, onde o velejador brasileiro reside com a mulher e dois filhos. “É muito bom competir perto de casa, sem a necessidade de viagem e com a possibilidade de estar perto da família”, disse o bicampeão olímpico, que enfrentou vento sul de 18 nós (35 km/h) e temperatura de 8°C.

O Campeonato Europeu da Classe Star é válido também como a primeira edição da SSL Breeze Grand Slam da Star Sailors League (SSL), status que elevará a premiação geral a U$ 100.000,00 (cerca de R$ 400.000,00), além de atribuir 2.500 pontos à dupla campeã no Ranking SSL. As regatas seguem até domingo (19), no clube Fraglia Vela Riva.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM