Martine e Kahena lutam pelo ouro neste sábado no Troféu Princesa Sofia

Data:

Campeãs olímpicas são as líderes na 49er FX. Brasil ainda briga por medalha na 470 feminina e está na decisão da Finn e RS:X feminina

Martine Grael e Kahena Kunze entram na água neste sábado (6) em busca do ouro no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha. As campeãs olímpicas são as líderes da classificação da 49er FX, com 64 pontos perdidos, e têm boa vantagem sobre as adversárias mais próximas. O Brasil também está na disputa das regatas da medalha das classes 470 feminina, RS:X feminina e Finn.

A disputa das provas decisivas tem início previsto para 6h (de Brasília).

- Advertisement -

Nesta sexta-feira (5), Martine e Kahena venceram a primeira regata do dia, completaram a segunda prova em quinto lugar e, na última, foram surpreendidas por uma rajada de vento mais forte na reta final, terminando em 17º. A dupla tem 17 pontos de vantagem para as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, e 18 pontos em relação às britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey. A regata da medalha reúne os dez melhores barcos e tem pontuação dobrada.

“A chuva estava entrando e o vento ficou mais forte e inconstante. Mas foi divertido. Estamos retomando o ritmo de competição. Nos últimos dois dias, sentimos um pouco mais de falta de ritmo em rajadas mais fortes como essas”, disse Martine, em entrevista ao site oficial da competição.

Na 470 feminina, a medalhista olímpica Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan avançaram à prova decisiva na quinta colocação, com 71 pontos perdidos. As brasileiras ainda lutam pelo bronze, mas precisam tirar uma diferença de 16 pontos em relação às eslovenas Tina Mrak e Veronica Macarol.

Na RS:X feminina, Bruna Martinelli se classificou para a regata da medalha em décimo lugar (137 p.p.). Na Finn, Jorge Zarif também avançou em décimo (90 p.p.).

Outro destaque brasileiro em Palma foi o retorno do bicampeão olímpico Robert Scheidt às competições internacionais na classe Laser. Robert encerrou sua participação no evento nesta sexta-feira, em 12º lugar (117 pontos perdidos), com Bruno Fontes logo atrás em 19º (148 p.p.). Os dois brasileiros estiveram quase o tempo todo no top 20 de uma flotilha de quase 200 barcos, andando na frente do atual bicampeão da Laser, o cipriota Pavlos Kontides, 25º (176 p.p.).

O Troféu Princesa Sofia abre o calendário europeu de competições de classes olímpicas e tem mais de 1.200 velejadores inscritos, de 68 países. O Brasil foi representado por 22 atletas.

Programação prevista das regatas da medalha com velejadores brasileiros (horários de Brasília):

6h10 – Finn
6h45 – 49er FX
7h50 – 470 feminina
8h15 – RS:X feminina

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Campeão mundial da classe Finn, velejador Jorge Zarif é flagrado em antidoping

O atleta foi flagrado com a substância tamoxifeno, mas explicou que estava em tratamento médico

Martine e Kahena vencem evento-teste de vela e confirmam vaga olímpica

Quase duas semanas após o ouro no Pan de Lima, velejadoras sobem ao lugar mais alto do pódio e seguem dominantes na classe 49erFX da vela

Scheidt sofre punição, mas segue no top 10 no evento-teste da vela

Bicampeão olímpico recebeu a segunda bandeira amarela em Enoshima e foi obrigado a se retirar da terceira regata desta segunda. Mesmo assim, segue em décimo lugar

Aos 46 anos, Robert Scheidt garante classificação olímpica

Bicampeão olímpico termina Mundial de Laser em 12º, cumpre...