Brasil tem 22 velejadores inscritos, entre eles as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze e o bicampeão olímpico Robert Scheidt, de volta à Laser
A Equipe Brasileira de Vela entra na água, nesta segunda-feira(1º), para a 50ª edição do Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha. O evento abre o calendário europeu de campeonatos de classes olímpicas e tem mais de 1.200 velejadores inscritos, de 68 países.
O Brasil será representado por 22 atletas, entre eles as atuais campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, da classe 49er FX, e o bicampeão olímpico Robert Scheidt, de volta às competições internacionais na Laser. As regatas têm início previsto para 6h (de Brasília). Na classe Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino chegam no embalo da conquista da medalha de prata na etapa da Miami da Copa do Mundo, em janeiro.
A dupla brasileira aproveitou o começo do ano para fazer uma temporada de treinos no Uruguai junto com o atual campeão olímpico da classe, o argentino Santiago Lange, de olho nos Jogos de Tóquio 2020.
“Nosso primeiro objetivo em Palma vai ser ver os frutos do nosso treinamento no verão”, explica Gabriela Nicolino. “A gente fez dois períodos em Punta del Este, com vento forte e onda oceânica, junto com duplas muito boas. Punta foi escolhida como base da preparação da Nacra por ser um bom lugar para encontrar na América do Sul essas condições de mar aberto, parecidas com Tóquio”.
Após o Troféu Princesa Sofia, os velejadores brasileiros terão pela frente uma sequência de grandes eventos na Europa, até o meio do ano.
Confira abaixo o calendário dos principais eventos deste primeiro semestre:
• Etapa de Gênova (Itália) da Copa do Mundo da World Sailing. 14 a 21 de abril
• Semana de Vela de Medemblik (Holanda). 21 a 25 de maio
• Final da Copa do Mundo em Marselha (França). 2 a 9 de junho
• Campeonatos Europeus de 49er e 49er FX, Nacra 17, Finn, RS:X e 470