COI propõe mudanças na escolha das cidades-sede das Olimpíadas

Data:

A questão foi discutida na 134º sessão do Comitê Olímpico Internacional, que acontece na sede da entidade, em Lausanne

O Comitê Olímpico Internacional (COI) pretender mudar o processo de escolha das cidades anfitriãs dos futuros Jogos Olímpicos, afirmou o presidente da entidade, Thomas Bach, nesta terça-feira, 25, durante a 134º sessão da entidade.

Bach reconheceu que seria impensável para o fundador do COI, o barão francês Pierre de Coubertin, definir a organização dos Jogos com 11 anos de antecedência, como ocorreu com a escolha de Los Angeles para hospedar o evento em 2028.

- Advertisement -

Atualmente, a carta olímpica prevê a atribuição com sete anos de antecedência, como ocorreu ontem, 24, com a escolha de Milão e Cortina d”Ampezzo, na Itália,  para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

Coubertin também acharia “inconcebível ver o interesse manifestado para receber os Jogos Olímpicos 17 anos antes, como acontece agora com 2032 e 2036”, acrescentou o presidente do órgão, no segundo dia da reunião.

Todas estas mudanças são necessárias para garantir a sustentabilidade dos Jogos. As cidades não querem mais receber o evento. Para a corrida olímpica de 2026, que terminou ontem com a vitória da candidatura italiana, cinco cidades abandonaram a disputa, alegando falta de dinheiro.

Na próxima quarta-feira, a assembleia olímpica deve analisar as propostas de reforma dos processos de candidatura, que poderá aumentar o poder da administração do COI na escolha das cidades e reduzir as incertezas das campanhas, tendo em vista a redução de gastos.

Antes de qualquer candidatura, o COI pretende ainda solicitar às cidades interessadas a realização de um referendo, sempre que a legislação permitir.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus