Presidente da Itália garante apoio à campanha de Milão-Cortina 2026

Data:

Itália e Suécia disputam o direito de hospedar a Olimpíada e Paralimpíada de Inverno de 2026

A proposta conjunta de Milão-Cortina d’Ampezzo para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno de 2026 acaba de receber o apoio mais importante do governo federal italiano.

O presidente do país, Sergio Mattarella, prometeu dar o “máximo apoio” possível à candidatura, de acordo com reportagem da agência de notícias Stampa Associata.

- Advertisement -

“Asseguro todo suporte e apoio possíveis”, disse Mattarella, acrescentando que os Jogos de Inverno “têm grande importância, não apenas para as duas cidades-sede, mas também para toda a Itália”.

Os comentários de Matterella foram feitos um dia após o vice-primeiro ministro italiano e ministro do Interior, Matteo Salvini, pedir que o governo garantisse o dinheiro para sediar as Olimpíadas de 2026, alegando que é “uma oportunidade excepcional” para exibir a Itália e as regiões anfitriãs ao mundo.

O governo italiano ainda não formalizou as garantias financeiras para o projeto, apesar de ter aprovado a proposta em 10 de janeiro, um dia antes da data limite para a apresentação do livro de candidatura ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em novembro, o COI aprovou a proposta de Milão-Cortina de avançar sem apoio financeiro do governo central, dizendo que o financiamento dos governos regionais da Lombardia e Vêneto seria suficiente. Uma semana depois, Salvini afirmou que o governo “dará o empurrão final” para pagar os custos restantes que não forem cobertos por outros meios.

O único outro candidato à Olimpíada de 2026, Estocolmo-Are, também carece de garantias do governo nacional.

A Comissão de Avaliação do COI está na Suécia para a inspeção e avaliação dos locais propostos para os Jogos de Inverno de 2026 e, entre 2 e 6 de abril, estará na Itália para realizar os mesmos procedimentos.

O relatório da Comissão será divulgado antes da eleição da cidade-sede, que ocorrerá em 24 de junho, durante a 134ª sessão do COI em Lausanne, Suíça.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus