COI visita Suécia para inspeção de instalações olímpicas

Data:

A escolha da cidade-sede das Olimpíadas de 2026 será feita durante reunião do Comitê Executivo do COI, em 24 de junho

Uma delegação de 15 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) chegou a Suécia, nesta segunda-feira (11), para visitar e avaliar os locais propostos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Estocolmo-Are 2026.

A Comissão de Avaliação usará a visita para elaborar um relatório para os quase 100 membros do COI que escolherão entre a candidatura sueca e o projeto italiano de Milão-Cortina d’Ampezzo para receber a Olimpíada em 2026. A eleição acontecerá em junho deste ano.

- Advertisement -

A equipe do COI, liderada pelo romeno Octavian Morariu, que também conta com a presença do diretor executivo da entidade, Christophe Dubi, se reunirá com o CEO de Estocolmo-Åre 2026, Richard Brisius, e com o presidente do Comitê Olímpico Sueco (SOK), Mats Årjes.

As visitas acontecerão, a partir de terça-feira (12), nas instalações de esqui, em Åre, e, posteriormente, em Estocolmo, onde serão avaliados outros locais existentes, incluindo o Estádio Olímpico que foi construído para os Jogos de 1912. A excursão continua na quinta-feira (14), em Falun, para uma revisão dos locais do combinado nórdico e de salto de esqui, antes de retornar à capital para um dia inteiro de discussões e uma revisão do livro de candidatura.

Morariu e Dubi planejam discutir suas observações com a mídia no sábado de manhã.

A visita não incluirá uma viagem a Segulda, Letônia, onde a pista de decolagem proposta para as competições de bobsled, luge e skeleton realiza regularmente eventos da Copa do Mundo. Os oficiais do COI, em vez disso, contarão com as Federações Internacionais de para fornecer informações sobre a adequação do local.

Recentemente, o COI afirmou que a candidatura sueca para a Olimpíada de 2026 conta com o apoio político necessário para seguir no pleito.

A Comissão de Avaliação viajará para a Itália de 2 a 6 de abril para revisar a proposta da rival Milão-Cortina 2026. A equipe começará em Cortina para visitar as instalações da esqui alpino, depois seguirá para o biatlo, em Anterselva, antes de viajar para Livigno e, finalmente, Milão, onde concluirá a inspeção.

Na Itália, o governo nacional se recusou a financiar o projeto, mas disse que fornecerá apoio político.

A escolha da cidade-sede das Olimpíadas de Inverno de 2026 será feita durante a 134º reunião do Comitê Executivo do COI, em Lausanne, Suíça, em 24 de junho de 2019.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus