Comissão de Atletas do COI endossa punição para os que protestarem em Tóquio 2020

Data:

Lausanne, Suíça – Os atletas que protestarem nos Jogos Olímpicos de Tóquio poderão sofrer uma ação disciplinar, sob as diretrizes da Regra 50, desenvolvidas pela Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI).

É a primeira vez que a comissão estabelece instruções específicas sobre a Regra 50 – que declara que “nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em quaisquer locais olímpicos, instalações ou outras áreas” – para competidores nos Jogos Olímpicos.

- Advertisement -

O documento, publicado após uma reunião conjunta do Conselho Executivo do COI e da Comissão de Atletas, proíbe protestos e manifestações em “todos os locais olímpicos”, incluindo cerimônias de medalhas, arenas esportivas e a vila olímpica.

As regras vêm em resposta a protestos de atletas em grandes eventos esportivos do ano passado, como os Jogos Pan-Americanos em Lima e o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju.

“Se um atleta ou participante infringir a Regra 50 e a Carta Olímpica, cada incidente será avaliado por seu respectivo Comitê Olímpico Nacional, Federação Internacional e COI, e as medidas disciplinares serão tomadas caso a caso, conforme necessário”, diz o documento.

As diretrizes do órgão definem um protesto como “exibição de mensagens políticas, por meio de sinais ou braçadeiras”, “gestos de natureza política” e “recusa em seguir o protocolo de cerimônias”.

Ainda de acordo com o documento, manifestações em locais olímpicos “destroem” a “dignidade” da competição ou a cerimônia em que ela ocorre.

“Quando um indivíduo faz suas queixas, ainda que legítimas, mais importantes do que os sentimentos de seus concorrentes e da própria competição, a unidade e a harmonia, bem como a celebração do esporte e da realização humana, diminuem”, acrescenta.

As instruções específicas da Regra 50 estão disponíveis em um documento no site oficial do COI.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus