COI “condena fortemente” fraude russa, mas diz que não apoia suspensão total do país

Data:

Lausanne, Suíça – Apesar da recomendação da Wada (Agência Mundial Antidoping), o COI (Comitê Olímpico Internacional) já sinalizou que não vai suspender completamente a Rússia. Em comunicado emitido neste sábado (7), após reunião da alta cúpula da entidade, o COI afirmou que “condena fortemente” a atitude do país, mas descartou a possibilidade de exclusão dos atletas russos das Olimpíadas de 2020.

“Condenamos fortemente os responsáveis pela manipulação nos dados do Laboratório de Moscou (sede da agência antidoping local) antes de serem repassados à Wada, em janeiro”, lê-se. “Trata-se de um grave ataque ao esporte e essas ações devem levar à sanções mais duras contra os responsáveis. Entendemos que a justiça deva ser feita para que os culpados possam ser punidos e os inocentes protegidos”.

- Advertisement -

O texto acrescenta que “às autoridades russas foi solicitada a entrega dos dados brutos nos quais este caso se baseia” e que “somente a fornecimento deste material, devidamente autenticado, garantirá que a justiça seja feita, com os culpados devidamente punidos e a nova geração de atletas russos livre e protegida de qualquer suspeita”.

A Rússia foi considerada culpada em investigação sobre manipulação de amostras antidoping e declarada como não estando em conformidade com os padrões internacionais de governança pela Wada. O órgão mundial de combate ao doping recomendou, portanto, que o país seja banido de toda competição esportiva internacional e impedida de sediar eventos por quatro anos.

As partes interessadas, incluindo o COI, a Wada e a Rusada (Agência Antidoping da Rússia), se reunirão na próxima segunda-feira (9) em Paris para deliberar sobre esta questão.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus