Tóquio 2020 manifesta insatisfação com anúncio do COI

Data:

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, expressou surpresa com o anúncio do Comitê Olímpico Internacional (COI) de que as provas da marona e marcha atlética das próximas Olimpíadas podem ser transferidas para Sapporo, a 800km da capital japonesa.

Koike afirmou que o “abrupto” anúncio levanta uma série de questões. De acordo com ela, a capital japonesa adotou diversas medidas para lidar com o calor do verão. A governadora acrescentou que vai exigir que o COI dê uma explicação completa para todas as pessoas envolvidas.

- Advertisement -

O COI emitiu ontem (16) um comunicando informando sobre a possibilidade de realocar as corridas para Hokkaido, a província mais ao norte do Japão. A decisão, no entanto, ainda seria discutida com “todas as partes envolvidas”, especialmente a cidade de Tóquio, a Federação de Atletismo e os detentores dos direitos de transmissão.

O presidente da entidade, Thomas Bach, citou o bem-estar dos atletas como a razão por trás da mudança, mas a reação surpresa de Koike sugeriu uma desconexão entre o COI e a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020.

“O COI anunciou abruptamente uma proposta para revisar os planos da maratona e da marcha”, disse Koike à agência japonesa Kyodo News. “Claro que o bem-estar dos atletas é extremamente importante e, por isso, o governo metropolitano de Tóquio, em parceria com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, adotou uma variedade de abordagens para formular etapas e implementar medidas para combater o calor.”

“O percurso da maratona e da marcha atlética, bem como o horário das provas, foram determinados pela cidade anfitriã, Tóquio, e pelo Comitê Organizador de Tóquio 2020, em consulta com o COI, as Federações Internacionais e grupos relacionados. Portanto, estamos muito surpresos ao saber dessa mudança repentina”, acrescentou.

As preocupações com o calor em Tóquio aumentaram depois que mais de 50 pessoas morreram na cidade em julho, após temperaturas de 40 graus.

A decisão de mudar a maratona para Sapporo segue apenas algumas semanas depois que 28 mulheres se retiraram da maratona do Mundial de Atletismo, em Doha, devido ao calor extremo.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos