Rio de Janeiro, Brasil – Desde a última segunda-feira (19), o Parque Aquático Maria Lenk recebe um treinamento de campo com a participação de dez dos melhores atletas de saltos ornamentais do Brasil. Visando a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o treinamento ocorre até o próximo sábado (25).
Segundo o diretor da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo Moreira, o objetivo é a preparação dos atletas para as competições de saltos ornamentais da Federação Internacional de Natação (Fina), que distribuirão vagas para a Olimpíada na capital japonesa.
“O principal objetivo é a preparação da equipe para a última seletiva para a Copa do Mundo. Os dez atletas com mais chances de ir à competição, e consequentemente tentar uma vaga para os Jogos Olímpicos, estão aqui e queremos dar todo o suporte para que eles possam representar muito bem o Brasil”, disse.

Sob o comando dos treinadores Alexander Valiente, Andréia Boehme e Oscar Ramirez, os atletas passarão esses dias treinando e fazendo testes físicos com a estrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Além disso, eles terão acompanhamento psicológico e fisioterapêutico.
“A semana começou com muita interação entre os atletas, os técnicos, e todos os envolvidos no treinamento. Faremos testes e avaliações com os atletas e vamos ver a resposta que o treinamento vai dar no corpo deles. A partir daí, a gente pode ajustar o treinamento de uma forma mais positiva”, completou.
Os dez atletas que participam do treinamento no Maria Lenk são: Ian Matos, Isaac Souza, Kawan Pereira, Luis Felipe Moura, Andressa Mendes, Anna Lúcia dos Santos, Giovanna Pedroso, Ingrid Oliveira, Luana Lira e Tammy Galera.