Ana Marcela brilha nos 5km e se torna a maior campeã das maratonas aquáticas em mundiais

Data:

Nadadora baiana soma agora dez pódios. São quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes

A baiana Ana Marcela Cunha já era um fenômeno das maratonas aquáticas antes mesmo de desembarcar na Coreia do Sul para o Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju. Na manhã desta quarta-feira, 17, no horário local, a nadadora elevou o status de sua carreira.

Com 57min56s0, Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na prova de 5km nas águas na baía do Yeosu Expo Ocean Park, na cidade de Yeosu, palco das provas das maratonas aquáticas no Mundial. A outra brasileira na prova, Viviane Jungblut, terminou em 21º, com 58min17s4. A prata ficou com a francesa Aurelie Muller, com 57min57s0, e o bronze foi para a norte-americana Hannah Moore, que fechou o pódio com 57min58s0.

- Advertisement -

O resultado isolou Ana Marcela como a maior campeã da história em mundiais na modalidade. Ela deixou para trás a holandesa Edith Van Dijk, atleta já aposentada e que tem três ouros, duas pratas e quatro bronzes em mundiais, as mesmas medalhas que Ana Marcela tinha antes do título nos 5km de hoje.

“Estou muito feliz. Não é a prova que a gente mais esperava uma medalha, mas ela veio”, comemorou Ana Marcela, que também falou sobre o fato de ser tetracampeã mundial. “Eu nunca imaginei isso. Eu não fico pensando: ‘Eu preciso ser tetra, preciso ser penta, preciso ser hexa”. Eu só quero dar o melhor e sair da água realizada. É isso que faço a cada prova e acho que as coisas vão acontecendo!”.

Sobre ter se tornado a maior campeã da história em mundiais, Ana Marcela também mostrou naturalidade. “Eu me sinto normal e continuo sendo a Ana Marcela que, em 2006, competiu no Mundial de Nápoles, com 14 anos. São 13 anos de Seleção e apenas em uma competição a gente ficou de fora, que foram as Olimpíadas de 2012. É um currículo e tanto. Sou a única em atividade a ser eleita para o Hall of Fame, então para mim é um orgulho grande, mas nada disso chega na minha cabeça”, afirmou pouco depois de sair da água.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Diogo Villarinho vai substituir Guilherme Costa no pré-olímpico de maratonas aquáticas

Guilherme Costa pediu dispensa da competição para focar nos treinos da natação para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Maratonista aquático Victor Colonese recebe bronze do Pan de Lima

Brasileiro tinha sido quarto colocado no Pan, mas herdou o bronze após doping de argentino

Ana Marcela Cunha vence etapa de Inema da Copa Brasil de maratona aquática

Salvador, Brasil - Competindo em casa, Ana Marcela Cunha...

Ana Marcela Cunha conquista o ouro pan-americano na maratona aquática

Viviane Jungblut, segunda brasileira na final, fez dobradinha com Ana Marcela, ficando em 3º lugar