O Brasil começou os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 com tudo! A natação brasileira conquistou seis medalhas no primeiro dia de disputa.
O nadador Guilherme Costa ganhou o ouro nos 400m no primeiro dia da natação. A medalha de prata ficou com o nadador venezuelano Alfonso Mestre e o bronze com o estadunidense James Plage.
É OUROOOOOOOOOO! 🥇
Guilherme Costa vence a prova dos 400m livre masculino nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 🇨🇱
Cachorrão faz o tempo 03:46:79, o novo recorde pan-americano! Mais um ouro para o 🇧🇷
Que orgulhoooo! 💚💛 pic.twitter.com/SWDOFqWIlD
— Time Brasil (@timebrasil) October 21, 2023
Além do ouro, “cachorrão”, como é conhecido, ainda quebrou o recorde Pan-Americanos da prova. Com 3:46:76, o brasileiro estabeleceu a melhor marca do torneio. Alexander Steverink, outro atleta do Brasil que disputava a prova, terminou em 5º lugar.
Guilherme Santos, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro, também subiram no lugar mais alto do pódio com o ouro no revezamento 4×100.
É OUROOOOOOOOOO! 🥇
Brasil faz sensacional prova no revezamento livre 4x100m nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023! 🇨🇱
Guilherme Santos, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro fazem 3:13:51 e conquistam o hepta no revezamento!
Tem que respeitar o Brasa! Que… pic.twitter.com/Qko4oS0hrX
— Time Brasil (@timebrasil) October 21, 2023
No feminino, as meninas do Brasil terminaram a prova do revezamento 4×100 livre em terceiro lugar. Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Tomanik e Celine Bispo conquistaram o bronze nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023.
O dia também foi de Léo de Deus. O brasileiro ficou com a prata nos 200m borboleta. Com isso, o nadador soma quatro pódios seguidos em Jogos Pan-Americanos.
Dobradinha brasileira
Na prova feminina, Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto fizeram mais uma dobradinha para o Brasil no Pan-Americano, na prova dos 400m. As duas ficaram com a prata e bronze respectivamente. Já a medalha de ouro foi para a estadunidense Paige Madden.
Além das medalhas, as nadadoras brasileira conseguiram o índice olímpico.
Até o momento, o Brasil já conquistou 11 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze.