Gabriel Santos pega 8 meses de suspensão e está fora do Mundial de natação

Data:

Baixa no revezamento 4×100 livre brasileiro de natação. Gabriel Santos, flagrado em exame antidoping surpresa da Federação Internacional de Natação (Fina), em maio, foi condenado a oito meses de suspensão pelo painel antidoping da entidade nesta sexta-feira, 19. Desta forma, o atleta de 23 anos não disputará a eliminatória do Mundial de Gwangju, amanhã, 20, nem o Pan Lima 2019, em agosto.

Prata com o Brasil no Mundial de 2017, Gabriel foi notificado em 25 de junho, mas sem suspensão provisória. Ele até poderia nadar o Mundial e o Pan de Lima, mas perderia os resultados caso fosse posteriormente suspenso – como de fato aconteceu.

- Advertisement -

Embora caiba recurso, as chances de sucesso parecem pequenas. A defesa do brasileiro alegou contaminação e baixa quantidade da substância, presente em cremes para cicatrização, mas a Fina não quis nem saber: aplicou oito meses de suspensão. Como a sanção é retroativa à data do exame, Gabriel poderá disputar a seletiva olímpica nacional em abril do ano que vem.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Com dois ouros, natação garante seis medalhas no Pan de Santiago 

O Brasil começou os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023...

Luisa Stefani e Fernando Scheffer serão os porta-bandeiras do Brasil no Pan

Assim como em 2019, dois atletas vão carregar a bandeira do Brasil na abertura do Pan

Invicta há 10 anos nos 1500 m, Katie Ledecky chega ao 17º título mundial

A única vez que não conquistou o título Mundial nesta prova foi em 2019, quando, mesmo classificada em primeiro lugar para a final, precisou desistir por conta de um mal estar

Fina transfere Mundial de piscina curta da Rússia para a Austrália

Melbourne, que nunca sediou uma edição do evento, foi a escolhida para receber a competição