Aos 22 anos, campeã olímpica Ruta Meilutyte se aposenta

Data:

Lituana, campeã olímpica, mundial e europeia, Ruta Meilutyte declarou que espera “viver coisas simples e conhecer o mundo”

Ruta Meilutyte, primeira e, até então, única campeã de tudo, anunciou sua aposentadoria da natação, através de postagem no Instagram. Em poucas palavras, ela publicou que “acabou…” e agradeceu ao apoio dos fãs.

A lituana, agora ex-nadadora, corria o risco de ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, após perder três exames antidoping no mês passado, o que pode ter influenciado na sua decisão de pendurar a touca e os óculos.

- Advertisement -

Quando tinha apenas 15 anos, Ruta Meilutyte conquistou o ouro nos 100 metros nado peito nas Olimpíadas de Londres, em 2012, antes de vencer o Mundial de Barcelona, no ano seguinte.

Ao longo da carreira, a lituana conquistou 20 medalhas de ouro em diferentes competições internacionais, segundo a federação lituana.

“Dei tudo de mim à natação. Costumava viver com isso desde pequena. Por causa de um calendário apertado, eu tive que comprometer meus estudos, mas quero recomeçar agora”, declarou a agora ex-nadadora em comunicado, explicando que quer voltar aos estudos “e viver coisas simples, crescer, se conhecer melhor e conhecer o mundo.”

A atleta nasceu em Kaunas, na Lituânia, em 19 de março de 1997 e é conhecida como a primeira nadadora “campeã de tudo” na história. Ela foi a única atleta também a levar uma medalha de ouro olímpica e, dois anos depois, ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude. Ao todo, ela tem 31 medalhas internacionais (20 ouros, 10 pratas e um bronze), fora três recordes mundiais, oito europeus e ainda 18 recordes nacionais em seu país, em piscina curta e longa, mantidos até hoje.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes