André Calvelo é pego em antidoping e Gabriel Santos ganha nova chance de índice

Data:

Rio de Janeiro, Brasil – Na noite desta sexta-feira (23), uma bomba explodiu na natação brasileira. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) informou que um atleta, classificado para os Jogos Olímpicos após a seletiva nacional, havia falhado em teste antidoping. A entidade, no entanto, não revelou o nome do nadador.

Trata-se de André Calvelo, de 20 anos, que venceu a final dos 100m nado livre, segundo apurou o blog Olhar Olímpico, da UOL  Ela foi suspenso provisoriamente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

- Advertisement -

Em nota no começo da noite, a CBDA revelou que o teste foi feito fora do período de competição, no dia 18 de março.

“Como o comunicado foi enviado à CBDA nesta sexta-feira, às 15h33, todos os resultados do nadador na seletiva olímpica estarão suspensos provisoriamente até decisão em contrário. Vale ressaltar que o processo corre em sigilo e informações complementares são responsabilidade da agência reguladora”, informou.

Gabriel Santos, nono colocado nos 100m, será convocado para uma tomada de tempo válida para a Olimpíada. Se nadar abaixo do índice olímpico, 48s57, ele vai à Tóquio. Se nadar abaixo de 48s87, entra no revezamento 4x100m livre. Se não, a vaga fica com Felipe Ribeiro Souza, quinto na final de ontem.

Em agosto de 2019, Gabriel também foi suspendo por doping. Ele testou positivo para clostebol, proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês). À época, Gabriel recebeu oito meses de punição, o que o tiraria da seletiva nacional, mas ele conseguiu provar que houve contaminação de amostra, embora tenha ficado fora do Mundial de natação em Gwangju.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Com dois ouros, natação garante seis medalhas no Pan de Santiago 

O Brasil começou os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023...

Luisa Stefani e Fernando Scheffer serão os porta-bandeiras do Brasil no Pan

Assim como em 2019, dois atletas vão carregar a bandeira do Brasil na abertura do Pan

Invicta há 10 anos nos 1500 m, Katie Ledecky chega ao 17º título mundial

A única vez que não conquistou o título Mundial nesta prova foi em 2019, quando, mesmo classificada em primeiro lugar para a final, precisou desistir por conta de um mal estar

Fina transfere Mundial de piscina curta da Rússia para a Austrália

Melbourne, que nunca sediou uma edição do evento, foi a escolhida para receber a competição