Presidente do Comitê Olímpico Japonês enfrenta pedidos de renúncia

Data:

Presidente do JOC é investigado por movimentação de U$2 milhões, em 2013, durante candidatura japonesa para as Olimpíadas de 2020

O presidente do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Tsunekazu Takeda (71), investigado na França por corrupção ativa, enfrentará, em breve, pedidos de sua renúncia, de acordo com fontes dentro do JOC.

O JOC realizará eleições para seu conselho de diretores em junho e alguns membros da entidade temem que as investigações sobre o presidente possam afetar negativamente as Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Por causa disso, alguns começaram a pedir sua renúncia.

- Advertisement -

Yasuhiro Yamashita (61), chefe da Federação Japonesa de Judô, é o mais cotado para assumir o cargo, com Takeda assumindo o papel de presidente emérito.

Takeda, presidente do JOC desde 2001, que agora cumpre seu 10º mandato, nega as acusações e afirma que o pagamento de U$ 2 milhões, feito a uma empresa da Cingapura, foi por uma consultoria.

Sua permanência no posto, no entanto, contraria o atual clima no mundo esportivo japonês. Após uma série de escândalos, os dirigentes do esporte do país endureceram as regras – e punições – para os infratores.

Seiko Hashimoto, presidente da Federação de Patinação do Japão (FPJ), também é cotada para comandar o JOC, embora alguns acreditem que, caso vença as eleições, “possa ser difícil para uma mulher de 54 anos equilibrar seu trabalho à frente do JOC e da FPJ”.

Procurado, Tsunekazu Takeda informou que “há apenas uma verdade e é meu desejo provar isso”.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Park era considerado peça-chave na candidatura conjunta das Coreias à Olimpíada de 2032

USOC abre votação para a escolha dos novos membros do Hall da Fama

Comitê Olímpico dos EUA abriu votação para a escolha de novos membros do Hall da Fama; votação vai até o próximo dia 3

Membro do ROC quer comemorar os 40 anos da Olimpíada de Moscou

Vitaly Smirnov acredita que as comemorações mostrarão como a...

Investigado na Suíça, Ahmad Al-Fahad é reeleito presidente do OCA

Ahmad é acusado de produzir vídeos falsos para prejudicar...