Breakdance pode integrar programa olímpico de 2024

Proposta é mais uma tentativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) para aumentar o interesse dos jovens pelo esporte

As federações de breakdance, surf, escalada e skate estão sendo abordadas para participar do programa dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris, de acordo com a Franceinfo. As discussões estão em andamento e o resultado final será anunciado em 21 de fevereiro.

Surf, escalada e skate já fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, mas ainda não estão garantidos para a edição de 2024. O breakdance não estará no Japão, mas ainda pode aparecer em Paris, após proposta feita pela Federação Francesa de Dança.

O breakdance deu seus primeiros passos no mundo olímpico ano passado, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Na ocasião, foram quatro dias de competições e três eventos de medalhas: individual masculino e feminino e equipes mistas.

A disciplina, que transita entre a arte e o esporte, nascida em bairros periféricos dos Estados Unidos do século 1970, atende ao desejo do Comitê Olímpico Internacional de rejuvenescer e expandir seu público.

Mais de 20 federações se inscreveram para participar das Olimpíadas de 2024. O anúncio será feito em 21 de fevereiro, quinta-feira.

Entre as modalidades que buscam integrar o programa de esportes olímpicos estão o squash, pelota basca e petanca. Estes esportes atendem aos pré-requisitos do COI: são jovens, praticados em todos os continentes e que não requerem nenhuma nova infraestrutura.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM