Putin quer transformar sambo em esporte olímpico

Data:

Classificado como “esporte nacional”, o sambo surgiu a partir a junção de várias artes marciais na URSS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu que o país vai insistir, perante o COI, pela inclusão do sambo na lista do programa olímpico.

O chefe de Estado chegou ao Instituto de Países Asiáticos e Africanos da Universidade Estadual de Moscou para uma reunião do conselho administrativo da universidade. Antes do encontro, ele conversou com estudantes. Um deles, o atual campeão mundial de sambo, Kamil Abdulazizov, levantou o tópico de incluir a modalidade na lista de esportes olímpicos.

- Advertisement -

“Esta não é uma questão fácil, mas podemos resolver isso… Não é fácil, porque quase não há competidores fora daqui”, disse Putin. “Certamente, devemos, podemos e vamos promover (a inclusão no programa olímpico) com cuidado e calma”, acrescentou o presidente.

Ainda de acordo com ele, “é necessário desenvolver e promover o sambo, para fazer com que atletas tão brilhantes quanto os nossos apareçam em outros países para que esses países tenham interesse em participar (de competições)”. “Com isso, eles próprios apoiarão e insistirão pela inclusão nas Olimpíadas”, acredita Putin.

Segundo a Wikipédia, o sambo é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética no início do século XX e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938. Esta modalidade esteve presente na edição de 1683 dos Jogos Pan-Americanos, em Caracas.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes