IAAF autoriza 42 russos a competir sob bandeira neutra

Data:

A Federação Russa de Atletismo (RusAF) continua oficialmente suspensa pela entidade

Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) concedeu autorização a 42 atletas russos que desejam participar das competições oficiais da entidade em 2019. Estes atletas deverão competir sob a bandeira olímpica.

O Conselho de Revisão de Doping da IAAF concordou que os requerimentos destes atletas atendem aos critérios de elegibilidade para competir nos eventos deste ano. A Rússia foi suspensa pelo órgão em 2015, após os casos de doping envolvendo o país. No fim do ano passado, mesmo após revisão e restabelecimento da Agência Antidoping da Rússia (RUSADA) junto a Agência Mundial (WADA), as sanções foram mantidas.

- Advertisement -

As inscrições de atletas que desejam competir sob a bandeira neutra em 2019 começaram em dezembro de 2018. O Conselho priorizou os pedidos de atletas que desejam competir na atual temporada.

A participação destes atletas nas competições internacionais ainda está sujeita às regras da IAAF e dos organizadores de cada evento.

“Em 2015, o Conselho da IAAF suspendeu a RusAF. Na ocasião, colocamos duas questões em evidência: a primeira foi um processo pelo qual a RusAF poderia ser restabelecida. Isso incluía um conjunto de etapas e ações a serem supervisionadas por Rune Andersen (especialista internacional anti-doping). A segunda iniciativa foi um processo de separação dos atletas limpos dos dopados, permitindo, assim, que os atletas sem restriçoes participassem de competições internacionais”, declarou o presidente da entidade, Sebastian Coe.

A lista completa dos atletas russos autorizados a competir este ano sob a bandeira olímpica encontra-se no site oficial da Federação.

 

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes