Max Verstappen venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1. Após largar da 6° posição, o tricampeão segurou Hamilton nas últimas volta e se recuperou para vencer a corrida.
Lewis Hamilton conquistou a segunda posição e Lando Norris terminou em terceiro lugar. Com a vitória, Max Verstappen alcançou a 50° carreira, sendo 15 só nesta temporada de 2023.
Além disso, Verstappen ainda se tornou o primeiro piloto a vencer em Austin sem ter largado da primeira fila. A vitória do tricampeão foi suada, talvez a mais difícil até o momento no campeonato. O piloto da Red Bull teve de lidar com problemas nos freios e no finalzinho da corrida, uma ameaça de Hamilton.
“Acho que sofri a corrida toda com os freios, o que definitivamente fez a corrida um pouco mais difícil. Você conseguia ver, estava bem próximo no fim. É incrível vencer minha 50ª corrida aqui, muito orgulhoso, é claro. E vamos tentar seguir forçando por mais”, declarou o piloto após a prova.
RACE CLASSIFICATION (LAP 56/56)
Verstappen takes the chequered flag for the 15th time this season#F1 #USGP pic.twitter.com/qB6mlCmsz8
— Formula 1 (@F1) October 22, 2023
Corrida
A corrida começou com modificações no grid. Fernando Alonso, Lance Stroll, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen largaram do pit lane após fazem modificações nos carros.
Charles Leclerc começou na ponta. Mas, já na largada, Norris saiu bem e assumiu a liderança. Lewis Hamilton, que vinha logo atrás deles, não começou bem e perdeu a terceira posição para Carlos Sainz.
O piloto da Mercedes teve que correr atrás do prejuízo, mas não teve dificuldades para ultrapassar o espanhol e depois caçou Leclerc.
Max Verstappen fez uma boa largada. O holandês ficou roda a roda com Hamilton, mas não ultrapassou o heptacampeão. Da quinta posição, o tricampeão foi fazendo ultrapassagens até chegar entre os três primeiros colocados.
Hamilton na liderança
Lewis Hamilton teve chances de vencer a corrida. Com os problemas no carro de Verstappen e bom desempenho do W14, que estava mais rápido que as Mclaren e Ferraris, o piloto inglês fez uma boa corrida. Na volta 17º, Max, que vinha logo atrás dele, parou e colocou pneus médios, Lando Norris parou na volta seguinte e o heptacampeão ficou na pista por mais quatro voltas.
Na volta 21, Lewis parou, no entanto, o pit stop foi ruim, de quase 4 segundos. Com isso, ele saiu a mais de 4 segundos atrás de Verstappen. Assim, Hamilton teve que forçar para diminuir a diferença. E conseguiu.
No final, quando estava na liderança novamente, após a segunda parada Norris e Max, Lewis parou e de novo teve que se recuperar para ganhar posições. O heptacampeão tinha um bom ritmo e ultrapassou Leclerc e Lando. Hamilton ainda forçou para tirar a diferença de 6 segundo para Verstappen, mas, faltaram algumas voltas.
Com mais um pódio, Lewis Hamilton se isola ainda mais como o piloto com mais pódios na história da Fórmula 1. São 197 no total.
Leclerc ficou…
Mais uma vez a Ferrari errou com Charles Leclerc. O monegasco que havia largado da ponta terminou a corrida na sexta colocação. A equipe decidiu fazer apenas uma parada com o piloto e isso acabou deixando ele lento e sem condições de se defender na pista.
Após ter sido superado por Hamilton, Carlos Sainz e Sergio Pérez também ultrapassaram o monegasco, que reclamou da estratégia da equipe pelo rádio.
Boa estratégia e controle
Mesmo com os problemas nos freios, Verstappen foi mais rápidos em alguns momentos. No entanto, o que mais ajudou o tricampeão foi a estratégia impecável da Red Bull e controle da corrida que o holandês teve.
Após a segunda parada, Max chegou no top 3 sem muitas dificuldades. Ultrapassou Sainz, Leclerc e tirou a diferença que Norris tinha para assumir a liderança.
Como de costume, Verstappen foi aumentando a vantagem e colocou cerca de 4 segundos em cima de Norris. Com a briga por posição entre Lewis e o piloto da Mclaren, a diferença foi para seis e foi mantida.
No final da prova, Hamilton forçou bastante para chegar no holandês e reduziu a vantagem para pouco mais de 1 segundos. Apesar dos freios, Verstappen conseguiu se segurar e venceu em GP de Austin.
Abandonos
Após ter largado do pit lane, Alonso vinha fazendo uma boa corrida de recuperação. O espanhol chegou a entrar na zona de pontuação, contudo, próximo do fim da prova, ele precisou abandonar por conta de problemas no carro.
Esteban Ocon e Oscar Piastri se tocaram no início da prova e isso acabou gerando danos nos dois carros. Ambos os pilotos também deixaram a corrida antes
Agenda
A 19º etapa do campeonato da Fórmula 1 será o GP do México, no próximo domingo (29). Após este, a próxima parada será no GP de São Paulo, no dia 5 de novembro.