F1: Verstappen tem volta deletada e Charles Leclerc é pole GP dos EUA

Data:

Charles Leclerc vai largar da pole no Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1. O piloto da Ferrari conquistou a terceira pole da temporada. Logo atrás dele vem Lando Norris e Lewis Hamilton.

Max Verstappen até fez a volta mais rápida, mas teve a volta deletada por ultrapassar o limite de pista. Com isso, o holandês, que está com o tricampeonato garantido, vai largar do sexto lugar.

- Advertisement -

Como o final de semana é Sprint Race, o treino classificatório desta sexta-feira (20) definiu o grid de largada da corrida principal de domingo (22). Com isso, no sábado (21), o dia será voltado para a prova mais curta.

Como foi a classificação

No Q1, a disputa pelo P1 foi equilibrada entre Hamilton e Verstappen. O inglês acabou sendo o melhor no primeiro momento.

A surpresa do dia ficou com Fernando Alonso. O bicampeão era o único piloto do grid que havia ido a todos os Q3 da temporada. No entanto, em Austin, o piloto da Aston Martin não conseguiu acertar uma volta e ficou no Q1, na 17º.

Nico Hulkenberg, Alexander Albon, Lance Stroll e Logan Sargeant também não avançaram.

Na segunda parte da qualy, Verstappen voltou a se destacar e a ser mais rápido que os outros pilotos. Mas, já na reta final Leclerc apareceu e pulou para primeiro. Carlos Sainz ficou em quarto.

Lewis Hamilton e Geoge Russell perderam um pouco de rendimento. Mas no final, os pilotos da Mercedes conseguiram a terceira e nona posição respectivamente.

Daniel Ricciardo, que retorna à Fórmula 1 após a lesão na mão, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e Yuki Tsunoda foram eliminados no Q2.

A disputa pela pole não teve muitas emoções. Mas, Charles Leclerc encontrou o ritmo e ficou a frente de Max nos primeiros minutos do Q3. Hamilton também acertou voltas e assumiu a vice-liderança, no entanto, no terceiro setor, o inglês errou e ficou na terceira posição.

No fim, a briga pela pole foi entre Leclerc e Verstappen. O holandês não estava satisfeito com o desempenho e apertou. Contudo, no final, acabou ultrapassando os limites de pistas e teve a volta deletada. Com isso, Charles foi o mais rápido e pole do GP.

Agenda 

A corrida principal do GP dos EUA será no próximo domingo (22), a partir das 16h. No sábado (21), às 14h30 começa a classificação para a sprint, às 19h ocorre a Sprint Race.

- Advertisement -
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É apaixonada por exportes e tem experiência na cobertura de eventos esportivos no Pará.

Compartilhe

Recentes