Max Verstappen é tricampeão mundial de Fórmula 1. O holandês não venceu a Sprint Race deste sábado (7) do GP do Qatar, mas conquistou o terceiro título da carreira – com cinco etapas de antecedência.
Largando da terceira posição, Max precisava apenas terminar na sexta posição e garantir três pontos para ser campeão. No entanto, Pérez acabou se chocando com Ocon e Hulkenberg e o título foi antecipado para Verstappen antes do fim da prova.
O holandês terminou a prova na segunda posição. O vencedor da Sprint Race foi o estreante Oscar Piastri, da McLaren, que largou da pole e após vários safety cars na pista conseguiu a primeira vitória da carreira na F1.
Who's taking home the points after an action-packed #F1Sprint! 👇#QatarGP pic.twitter.com/nU1OfakvKr
— Formula 1 (@F1) October 7, 2023
Como foi a Sprint Race
Oscar Piastri fez uma boa largada e manteve a liderança. Já o companheiro Lando Norris foi superado por George Russell. O piloto da Mercedes já havia passado Verstappen e assumiu a vice-liderança.
Lando caiu para a sexta colocação e Max para a quinta, enquanto Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari, assumiu a terceira e quarta posição respectivamente.
Safety car
Logo na volta inicial, Liam Lawson escapou da pista e foi parar na brita. O safety car foi acionado e entrou na corrida. Na primeira relargada, Russell surpreendeu Piastri e assumiu a liderança.
Ainda na volta, Logan Sargeant também saiu da pista e foi para a brita, mais uma vez, o safety car foi acionado. Com os compostos macios, Russell começou a sentir a diferença de pneu. Piastri que vinha logo atrás de médios atacou George na volta 10 e assumiu a liderança.
Verstappen tricampeão
Na volta 11, Sergio Pérez bateu com Esteban Ocon e Nico Hulkenberg e antecipou o tricampeonato de Max Verstappen.
Verstappen recuperou as posições que perdeu para Leclerc e Sainz no início da prova. O holandês ainda conseguiu ultrapassar Russell e assumiu a vice-liderança. Lando Norris também superou o piloto da Mercedes e terminou em terceiro.
De P12 para P5
Com a sprint caótica, Lewis Hamilton, que havia largo em 12º aproveitou a batida de Ocon, Perez e Hulkenberg e saltou para a nona posição. Após a entrada do último safety car, o heptacampeão passou a atacar os pilotos a sua frente.
Hamilton superou Fernando Alonso, Pierre Gasly e Sainz e Leclerc nas últimas voltas da sprint. Lewis terminou a prova na quinta posição.
Agenda
Neste domingo (8) ocorre a corrida principal do final de semana. Max Verstappen larga da pole, seguido por George Russell e Lewis Hamilton. A prova começa a partir das 14h.