F1: Sainz faz a volta mais rápida e é pole no GP de Singapura; Verstappen fica fora do top 10

Data:

Depois da primeira etapa da temporada de 2023 da Fórmula 1 não ter sido das melhores para Carlos Sainz, o espanhol anotou duas pole positions seguidas na segunda parte do campeonato. 

O piloto da Ferrari fez o melhor tempo do final de semana, com 1m30s984, e vai largar em primeiro no Grande Prêmio de Singapura. Atrás dele, vem George Russell, da Mercedes, e o companheiro de equipe Charles Leclerc, em terceiro.

- Advertisement -

“Um pouco como Monza”, lembrou Sainz. “Começamos com tudo no TL1 e me senti realmente confiante. Foi uma sessão bagunçada para todos, mas mantivemos o foco, fechamos a volta e conseguimos a pole position. Temos um carro muito bom em certas pistas e condições. Sabemos que nossa fraqueza é sempre o ritmo de corrida, mas estamos definitivamente fazendo progresso”, analisou o piloto da Ferrari, que marcou a quinta pole na carreira. 

Apesar de não ter mais chances de conquistar o campeonato, uma vitória seria muito importante para Sainz, já que ele vive um momento de incertezas na Ferrari. Além da importância, vencer em Singapura parece super possível. 

As RBR não fizeram um bom final de semana e amargaram resultados negativos na classificação. Tanto Max Verstappen como Sergio Pérez não passaram para o Q3 e ficaram fora do top 10. 

Esta, inclusive, é a primeira vez que a Red Bull fica fora do Q3 desde o GP da Rússia de 2018. Nesta temporada, Sergio Pérez já havia ficado para trás em algumas corridas, mas Max Verstappen não. 

Como foi a classificação

O Q1 foi cheio de tráfego entre os carros. Os pilotos foram marcando suas voltas e se garantindo para o Q2. Perto do fim, Yuki Tsunoda conseguiu passar, assim como os pilotos da Haas Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg. 

No entanto, no final da sessão, Lance Stroll bateu forte no muro e provocou uma bandeira vermelha, mas o tempo já estava zerado. Apesar da batida, o canadense não se machucou e saiu do carro sozinho. Com isso, Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Guanyu Zhou e Oscar Piastri foram atrapalhados e ficaram no Q1. 

O Q2 precisou atrasar para a remoção do carro de Stroll,  limpeza da pista e reconstrução da barreira de proteção. Foram cerca de 30 minutos de espera. Esta foi a sessão em que as RBR não conseguiram encontrar uma boa volta. 

Enquanto a turma da frente, Sainz, Leclerc, Russell, Hamilton, Norris e Alonso, foram se garantindo, Verstappen e Pérez tentavam acertar uma volta. Os dois tentaram até o último giro, mas, não deu certo. 

Sergio Pérez perdeu o carro e rodou. Assim, o mexicano não conseguiu sair da 13° colocação. Já Max fechou a volta e ficou em 10° lugar. Contudo, Liam Lawson, o novato da Alpha Tauri, fez um tempo melhor e eliminou Verstappen, que caiu para a 11° colocação. 

A disputa pela pole ficou entre os pilotos da Ferrari e George Russell. Os três estavam com os melhores tempos. Lando Norris também ficou entre os primeiros e vai largar da quarta posição, a frente de Lewis Hamilton que após ter gostado do último treino livre, não ficou satisfeito com a classificação. 

Fernando Alonso segue sendo o único piloto da temporada a ter ido para o Q3 em todos os GPs. Apesar de não ter chegado tão perto da pole, o espanhol vai largar em sétimo, atrás de Kevin Magnussen que, junto com o companheiro de equipe Nico Hulkenberg, colou a Haas no top 10. O alemão anotou o nono melhor tempo. 

Esteban Ocon levou a alpine para a oitava posição, enquanto Pierre Gasly ficou apenas em 12°. 

No final, Leclerc até tentou ultrapassar Sainz, mas a volta do monegasco não foi o suficiente. Além disso, Russell ainda virou melhor do que Charles e quebrou a dobradinha da Ferrari. 

Confira o grid de largada

A corrida do GP de Singapura ocorre neste domingo (17), a partir das 9h (horário de Brasília). Ao todo, o circuito tem 4,928 km e a prova tem 62 voltas.

- Advertisement -
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É apaixonada por exportes e tem experiência na cobertura de eventos esportivos no Pará.

Compartilhe

Recentes