F1: Pérez segura Verstappen e vence o Grande Prêmio do Azerbaijão

Data:

O Grande Prêmio do Azerbaijão ocorreu neste domingo (30). A quarta prova da temporada de 2023 teve o piloto da Red Bull Sergio Pérez como o vencedor. Em segundo lugar ficou Max Verstappen, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari.

Leclerc conseguiu o primeiro pódio da temporada e somar 22 pontos neste final de semana, o monegasco chegou em Baku com apenas seis.

- Advertisement -

Sergio Pérez fez história no GP. Ele é o primeiro piloto que consegue vencer mais de uma corrida no Azerbaijão. Além disso, cinco das seis vitórias do mexicano foram em circuitos de ruas.

Corrida

Com o circuito longo, estreito e propício para ultrapassagem, o GP do Azerbaijão prometia ser uma grande corrida, mas, acabou sendo morna.

Charles Leclerc largou na pole e conseguiu manter a posição, mas, logo foi superado por Max Verstappen e depois por Sergio Pérez.

Os pilotos da RBR pisaram fundo no acelerador e abriram vantagem em cima de Leclerc e do resto do grid, fazendo, assim, uma corrida a parte.

O momento mais “emocionante” da corrida foi com a batida de Nick De Vries, da Alpha Tauri, na volta 11, que provocou o safety car.

Verstappen, que liderava a prova, acabou sendo prejudicado porque foi chamado para o box antes da entrada do carro de segurança. O bicampeão voltou em sexto e depois ficou atrás de Leclerc. Já Pérez se beneficiou e assumiu a liderança da prova.

Max superou Leclerc novamente e assumiu o segundo lugar. Após isso, foi só questão de administrar a vantagem para Pérez.

Alonso até tentou chegar próximo de Charles Leclerc, no entanto, como o problema de DRS, o espanhol terminou em quarto e quebrou a sequência de pódios na temporada.

A volta mais rápida da corrida ficou o George Russell, que terminou em 8° após largar em 11°. Já Lewis Hamilton perdeu uma posição e ficou em 6° – depois de também ter sido prejudicado pelo safety car.

RBR muito superior

A Ferrari pareceu ser a segunda força do final de semana. Apesar de fazer a pole, tanto na Sprint quanto na corrida, a equipe Italiana não tem um ritmo de corrida bom o suficiente para duelar com a RBR. Sergio Pérez terminou a corrida com mais de 21 segundos de vantagem para Charles Leclerc.

Já a Aston Martin continou com os duelos com Mercedes e seguiu superior ao time alemão. A equipe de Lewis Hamilton não mostrou nenhuma evolução e sofreu com a falta de potência nas retas. Mesmo assim, o inglês conseguiu ultrapassar Lance Stroll e ficar com o sexto lugar.

Situação perigosa

Já no final da corrida, Esteban Ocon, da Alpine, foi para o box e quando chegou na entrada, várias pessoas do setor de mídias estavam na sua frente e por pouco um acidente grave não ocorreu.

Os representantes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) foram chamados para se explicar, já que os boxes ainda estavam abertos e as pessoas não podiam circular pela área naquele momento.

Pontuação do Campeonato 

  1. M. Verstappen – 93
  2. S. Perez – 87
  3. F. Alonso – 60
  4. L. Hamilton – 48
  5. C. Sainz Jr. – 34
  6. C. Leclerc – 28
  7. G. Russell – 28
  8. L. Stroll – 27
  9. L. Norris – 10
  10. N. Hulkenberg – 6
  11. O. Piastri – 4
  12. V. Bottas – 4
  13. E. Ocon – 4
  14. P. Gasly – 4
  15. G. Zhou – 2
  16. Y. Tsunoda – 2
  17. A. Albon – 1
  18. K. Magnussen – 1
  19. L. Sargeant – 0
  20. N. de Vries – 0

- Advertisement -
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É apaixonada por exportes e tem experiência na cobertura de eventos esportivos no Pará.

Compartilhe

Recentes